Conheça a marca: a japonesa Mizuno

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A Mizuno é uma empresa multinacional criada em Osaka, no Japão, que oferece aos esportistas o que há de mais avançado em tecnologia. Em abril de 1906, Rihachi e Rizo Mizuno fundaram a marca para inicialmente fabricar produtos ortopédicos. No ano seguinte, a empresa iniciou as vendas de produtos e equipamentos para a prática do beisebol, golfe e atletismo. Em 1910, produziu o primeiro par de tênis com tecnologia e depois começou a fabricar luvas de baseball e a divulgar sua marca pelo Japão. O sucesso nas vendas da pequena empresa fez com que, em 1912, fosse aberta a primeira filial na cidade de Tóquio.

A Mizuno chegou no mercado brasileiro há 20 anos, sob o comando da Alpargatas, que detém a licença da marca no país. Ela possui em seu portfólio artigos esportivos para diversas modalidades, como por exemplo corrida/atletismo, golf, tênis, natação, vôlei, judô, futebol e baseball. Porém, tem maior relevância em corrida, principalmente quando pensamos no Brasil. Ao redor do mundo, a Mizuno patrocina vários atletas e seleções.

Placa Wave
Sempre em busca de melhorias e modernizações a Mizuno está sempre aprimorando e modernizando a sua principal tecnologia: a Placa Wave, que foi desenvolvida em 1997 e proporciona maior absorção de impacto. O lançamento aconteceu no tênis Prorunner (ou Wave Rider, como é conhecido fora do Brasil), que hoje é o best-seller mundial da marca e está em sua 20º edição. A proposta da tecnologia Wave nasceu com o objetivo de oferecer estabilidade e amortecimento em uma única peça. A ideia surgiu ao observarem as ondas naturais e sua eficiente capacidade de dissipação de impacto e energia, itens essenciais para melhor desempenho em corrida.

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Ela traz uma passada suave, conforto e estabilidade para todos os corredores, independentemente do seu estilo de aterrissagem. Por ser extremamente flexível, é possível moldá-la de acordo com a necessidade do corredor. Ou seja, ela pode estar presente em modelos mais estruturados, para corredores mais pesados que precisam de amortecimento ou em calçados mais leves.

Na 20ª edição do tênis da Mizuno mais vendido no mundo a tecnologia Wave foi redesenhada e agora recebe o nome de CloudWave, por conta de seu formato que alterna curvas côncavas e convexas. A parte côncava afunda com o impacto inicial e oferece a absorção da energia, enquanto a região convexa garante estabilidade e encaixe dos pés ao calçado. Essa nova construção proporciona muito conforto e uma sensação suave na passada.

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​Onde os produtos são feitos?
A maior parte dos tênis comercializados no Brasil são produzido na Ásia. A partir de 2016, a Mizuno começou a produzir uma parcela em nosso país. Quando se fala em vestuários e acessórios, existem os fornecedores na Ásia, porém, grande parte deles produtos são fabricados também no Brasil.

Atletas patrocinados
No Brasil, a marca patrocina Wallace, William e Maurício Borges, três estrelas da seleção de vôlei, além da Confederação Brasileira de Judô.

A Mizuno também patrocina vários atletas e seleções no mundo inteiro como a seleção japonesa de judô e várias seleções de vôlei: EUA, Rússia, Canadá e Japão.

Em números: no atletismo e triathlon, são mais 225 atletas pelo mundo; no futebol são mais de 80; no rugby são mais de 440; no handball são 300; no vôlei são mais de 100.​

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Quais produtos a marca produz?
No Brasil, o foco da marca é a corrida e estão à disposição dos consumidores tênis de diferentes pisadas e intensidades de corrida, roupas com as mais diversas tecnologias e para diferentes finalidades e também acessórios de performance, que vão de mochilas de hidratação a cinto porta-objetos.

Anualmente, existem dois lançamentos da coleção de vestuário e acessórios (primavera/verão e outono/inverno). De calçados, o maior número de lançamentos ocorre em fevereiro. Ao longo do ano também apresentam-se novos tênis, além do refresh de cores dos que já estão no mercado.

Novidades para 2017
Calçados com tecnologias inovadoras para os corredores, além de uma coleção de vestuário com o melhor da tecnologia japonesa aliado ao design.

Além disso, em setembro de 2017, a Mizuno Uphill Marathon chegará à quinta edição se consagrando como uma das maratonas mais desejadas do Brasil. Em 2013, foram 50 convidados; em 2014, 300 inscritos; em 2015, foram disponibilizadas 600 vagas; em 2016, 1.200 corredores disputaram as provas e, para 2017, são 1.500 vagas.

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Redação Webrun

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