• Natação - Conheça as diferenças de cada tipo de nado e os benefícios da natação

Conheça as diferenças de cada tipo de nado e os benefícios da natação

As principais vantagens de se fazer aula de natação é que esta modalidade esportiva realiza-se sem impacto, evitando deste modo colocar em risco ossos, tendões e articulações. A prática deste esporte pode ser realizado por diversas pessoas, desde bebê, gestantes e até mesmo idosos, uma vez que pode ser utilizada por diversos fatores, sendo fisioterapêuticos, preventivos, de lazer e até mesmo esportivos.

Cada estilo propicia músculos a serem trabalhados, assim como toda estrutura corporal, o que possibilita maior condicionamento físico e aptidão durante as atividades de vida diárias (AVD´s).

Conheça os 4 estilos praticados na natação:

Foto: Adobe Stock

+ Garanta sua vaga no Rocky Mountain Games!

Nado Crawl 

O nado crawl é o resultado de uma longa busca de um nado que diminuísse a resistência da água e aumentasse a velocidade do homem. Esse nado, com batimento alternado das pernas e braços, foi criado na Austrália em 1893 e na olimpíada de Paris em 1900, o húngaro Zoltan Holmany nadou crawl na competição dos 200 metros livre. O crawl já era praticado bem antes do aparecimento da nossa civilização.

Foto: Adobe Stock

Nado Costas 

Este é provavelmente o mais fácil de todos os estilos competitivos de se ensinar e aprender, já que o nadador tem sua cabeça para fora da água, ao contrário do nado livre onde o rosto está na água e a coordenação de respiração e braços deve ser dominada.

Alguns preferem nado costas pois seus rostos estão para fora da água e a respiração não é um problema. Crawl costas e frontal têm semelhanças. Estas semelhanças são úteis quando nadadores iniciantes são lembrados de uma habilidade ou parte de uma habilidade que podem ser familiares a eles.

Foto: Adobe Stock

Nado Peito

Bruços ou de peito é o mais antigo dos estilos de natação. Nesse estilo, o nadador está em seu peito e o torso não gira. Totalmente diferente dos outros estilos, o nado peito exige muita coordenação e técnica do praticante. Ele pode ser um estilo muito gostoso de nadar quando não aplicada tanta força e técnica, como acontecia no estilo clássico, que surgiu há décadas e servia apenas para o “lazer”.

Hoje, a modalidade se tornou competitiva e sofreu modificações que a tornaram mais eficiente. É o estilo de recreação mais popular devido à cabeça do nadador estar fora da água durante uma grande parte do tempo e que pode nadar confortavelmente em baixa velocidade.

Foto: Adobe Stock

Nado Borboleta

O estilo borboleta (também conhecido como golfinho ou mariposa) é um estilo de natação relativamente novo. Seu nascimento ocorreu em função das incertezas do regulamento do nado peito. Isso porque, até a década de 1950, o deslocamento dos braços para frente não estava previsto nas regras da Federação Internacional de Natação, gerando semelhança entre os dois estilos.

É um dos estilos mais temidos na natação por exigir uma combinação de técnicas de pernada, braçada e respiração bem distinta de outros estilos. Geralmente é o último estilo que aprendemos quando estamos começando a nadar. A invenção do estilo borboleta moderno, de maneira completa (com braços e pernas nadando como hoje), é creditada ao nadador japonês Jiro Nagasawa.

Sem dúvida, a natação é uma modalidade fantástica, a qual ajuda a oxigenar todos os tecidos do organismo. Fato que melhora a oxigenação cerebral, reduzindo problemas neurológicos, além de queima de calorias que pode chegar, dependendo do treino em 600 calorias.

+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio.

 

Comentários

Tags:, , ,
Alexandre Ubilla
Autor de livros na área da Natação e Saúde, Palestrante e Professor Universitário. Assessor de negócios do nadador Olímpico Gustavo Borges (2016), Mestre em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Doutorando em Ciências da Reabilitação. Proprietário do site www.alexandreubilla.com.br com 25 anos de experiência na área da saúde e da Natação (Adaptação e Alto Rendimento).
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade