Conheça o coração

artigo atualizado em 23/01/09

Da aula de biologia: o coração é um órgão oco, cujas paredes são músculos que se cruzam (enfaixados) formando as paredes externas, o seu interior está dividido em quatro câmaras, duas superiores: os átrios direito e esquerdo, e as inferiores: os ventrículos D e E. Para evitar que o sangue volte temos as válvulas que direcionam o sangue numa única direção, de cima para baixo: a Mitral entre o átrio E e o ventrículo E e a Tricúspide entre o átrio D e ventrículo D.

Como funciona? Ele funciona com energia própria, originada num lugar chamado Nó Sinusal, que emite impulsos elétricos regularmente do átrio para os ventrículos (é a pulsação), fazendo com que as câmaras se contraiam impulsionando o sangue oxigenado e com nutrientes, além de vários outros elementos de defesa nas infecções e de coagulação em caso de hemorragias.

Qual sua importância? O coração bombeia o sangue, só isso!!

Quais as funções do coração? A sua irrigação é feita pelas artérias coronárias, que tem a forma de galhos e envolvem o coração por fora, como uma coroa (por isso se chamam coronárias).

O que são doenças cardíacas coronárias e como prevenir? As doenças que o acometem, atrapalhando ou impedindo seu funcionamento: infecciosas, degenerativas, congênitas ou genéticas. Muitas delas são descobertas numa simples consulta cardiológica com eletrocardiograma.

Lembre que atualmente temos exames complementares muito eficientes. A prevenção depende de uma competente avaliação médica para corrigir os fatores de risco causadores de muitas cardiopatias

Este texto foi escrito por: Dr. Nabil Ghorayeb

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts