• Alimentação - Conservação de alimentos: entenda como preservar os nutrientes

Conservação de alimentos: entenda como preservar os nutrientes

A conservação de alimentos é um tema que traz muitas dúvidas na cabeça das pessoas, principalmente na hora do cuidado para preservar seus nutrientes. Tal processo de conservação evoluiu ao longo dos anos, mas no princípio, eram utilizados métodos quase extintos hoje em dia.

A nutricionista Edvânia Soares recorda que “a primeira conservação dos alimentos era realizada pela técnica de defumação. Logo em seguida, por conservas em gordura saturada, posteriormente por salmouras como também em caldas açucaradas e por alguns métodos de calor”. Tais modos acabaram se tornando ultrapassados, considerando maneiras mais saudáveis de conservar os alimentos e seus nutrientes.

+ Não perca nenhuma! Confira aqui o seu calendário completo de corridas!

Conservação de alimentos: entenda como preservar os nutrientes -Webrun

Foto: Adobe Stock

A conservação de alimentos apropriada

Com a evolução da tecnologia, diversos métodos são utilizados e apropriados para um hábito saudável. Entre deles:

Congelamento: congelar alimentos pode conservar os nutrientes e fazê-los durar por mais tempo.

Desidratação: com altas temperaturas e baixa umidade, os alimentos acabam sendo conservados e aumentando seu tempo de validade.

Envases herméticos: potes que não deixam ar entrar são mais indicados para armazenar e conservar alimentos fora de suas embalagens originais, mantendo seus nutrientes por mais tempo.

Trocar a gordura saturada por óleo vegetais no preparo dos alimento também acaba conservando os nutrientes e mantendo-os mais saudáveis.

Os métodos citados não utilizam conservantes ou substâncias químicas para aumentar a durabilidade dos alimentos.  É importar ressaltar que não existe método melhor ou pior, visto que cada método terá uma finalidade. É indispensável afirmar que cada alimento tem sua particularidade e propriedade nutricional. Desta forma, cada método vai ter sua eficácia em determinado alimento.

+ Já pensou em viajar para correr? Conheça a Maratona do Porto!

As táticas de conservação citadas são utilizados para compor a praticidade da alimentação saudável. “Claro que nenhum alimento processado ou que passou por qualquer método de conservação substitui o alimento in natura, mas pode ser um grande aliado, porque, preservando boa parte dos nutrientes, sabor e apresentação o composse com alimentos in natura formam um combo incrível, garantindo mais nutrientes, uma melhor nutrição e assim consequentemente, mais saúde e longevidade”, finaliza Edvânia.

*Fonte: Edvânia Soares (CRN3 – 18435), nutricionista da estima nutrição.

Comentários

Tags:, , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade