Contar calorias durante a dieta pode ser um erro

Saiu no mês de dezembro um artigo muito interessante sobre nutrição que serve para prestarmos atenção nas nossas escolhas do dia-a-dia. O artigo fala que muitas vezes comemos os alimentos errados pensando que estamos consumindo os certos.

A pesquisa foi feita da seguinte forma: para o grupo “A” foi apresentado uma refeição acompanhada de um refrigerante. Já para o grupo “B” foi apresentada a mesma refeição com refrigerante, só que acompanhada ainda de duas bolachas que tinham no rótulo a inscrição “diet e sem gordura trans”. Essas duas bolachas aumentavam em 100kcal o total da refeição. A tarefa das pessoas era estimar quantas calorias haviam na refeição apresentada. Sabe o que aconteceu?

O primeiro grupo disse que a refeição tinha em média 1.000kcal quando na verdade havia 930kcal. Nada mal! Já o grupo “B” estimou em média apenas 835kcal. 295kcal a menos do que o real, que tinha 1.030kcal (930 da refeição + 100 das bolachas), além de 165kcal a menos do que o estimado pelo outro grupo que não continha as bolachas.

Segundo os pesquisadores, essa diferença foi apresentada porque o rótulo “diet” supostamente leva os indivíduos a atribuírem valores mais baixos aos alimentos. Outro pesquisador disse que essa diferença também pode acontecer se as pessoas se basearem em contas médias, explicação que também faz sentido.

Mas o que fica desse estudo é que não podemos confiar tanto naquilo que vemos. Existem pessoas, que em período de regime, contam todas as calorias em todas as refeições. Eu confesso não me sentir muito propenso a sugerir isso. Outras pessoas por sua vez perguntam os valores de tudo, como se todos fossem obrigados a saber.

Eu, por exemplo, não faço idéia do valor de uma sobrecoxa ao molho madeira. Não sei, não tenho vergonha de não saber, não acho que preciso saber e não acho que qualquer pessoa deva necessariamente saber. Devemos nos alimentar de forma balanceada.

O que fica de resultado de uma pesquisa dessa é que devemos prestar mais atenção quando queremos ter um controle mais preciso da alimentação. Nem sempre a contagem de calorias e o uso de alimentos “diets e lights” realmente são as melhores escolhas para sua alimentação. Muitas vezes esses alimentos só vão atrapalhar sua contagem de calorias, se por um acaso você desejar realmente fazer isso.

Este texto foi escrito por: Danilo Balu

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts