Convenção Antidoping tem adesão de 80 países

Após Itália e Guatemala terem ratificado a adoção da Convenção Internacional contra o Doping no Esporte da Unesco*, a Agência Mundial Antidoping (Wada) comemora a adoção de 80 países ao documento. Na Convenção Geral da entidade, ocorrida em outubro de 2005, os 191 países presentes concordaram em adotar o documento, mas apenas estes 80 realmente firmaram o compromisso, que passou a ser válido a partir de primeiro de fevereiro de 2007.

A convenção é o primeiro tratado universal contra o doping no esporte e é um instrumento prático para os governos formalizarem o compromisso contra o uso de drogas e substâncias proibidas no esporte, já que muitos deles não podem usar como base documentos não governamentais, como o Código Mundial Antidoping. No caso desta Convenção, ela permite que as autoridades alinhem suas políticas domésticas com o Código.

A Agência está em contato permanente com a Unesco e com os países que ainda não ratificaram o tratado, para facilitar o processo encorajá-los a aderir. Além disso, o Código Mundial Antidoping, revisado durante a Conferência da Wada em novembro do ano passado, dita algumas regras que certamente agilizarão o processo das nações que ainda não assinaram.

Entre as novidades, ficou decidido que a partir de 2009 apenas países que tenham ratificado o documento da Unesco poderão se candidatar para receber edições dos jogos olímpicos. O Comitê Olímpico internacional (COI) também avaliará se o Comitê Olímpico e Paraolímpico nacional trabalham de acordo com as regras do Código.

Também há um item que solicita às Federações Internacionais que façam o possível para realizar Campeonatos Mundiais apenas em países que estejam de acordo com a Convenção e com o Código. A medida deve ser válida a partir de primeiro de janeiro de 2010.

*Unesco: Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts