O corpo mudou depois dos 40 anos? É hora de movimentar-se!

Ter um corpo escultural, com curvas bem definidas, é o sonho de muitas mulheres, mas essa realidade é possível a partir dos 40 anos de idade? A resposta é sim! A diferença é que será necessário atenção especial na hora de praticar exercícios com peso.

O médico do esporte, Paulo Muzy, explica que diferente da jovem, de 20 anos, a mulher de 40 tem um nível de atividade menor e de responsabilidade maior. “Ela é mais cognitiva e de planejamento do que executora, então as demandas físicas dela tendem a ser menores, provavelmente ela passa muito tempo sentada , então vai ter encurtamentos, pouca flexibilidade e tudo isso precisa ser observado”, observa Muzy.

+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!

O corpo mudou depois dos 40 anos? É hora de movimentar-se!
Foto: Adobe Stock

O médico avalia que caso a mulher de 40 anos resolva praticar exercícios que requerem mais esforço ela precisará passar inicialmente por aulas de flexibilidade, condicionamento e fortalecimento, que vão trazer para aquele físico uma harmonia de capacidade.

Treino para mulheres: como se preparar para os primeiros 10km

A vice-campeão Sul-Americana de Fisiculturismo 2019 – Wellness, Andréia Tokutake, é exemplo de mulher que começou a treinar pesado após os 40 anos conquistou o corpo que queria, sem falar na saúde.

Andréia tem 44 anos e entrou para o fisiculturismo em 2017, com 40 anos, para superar uma depressão. Hoje ela se sente mais segura com o seu corpo e fez as pazes com a saúde. “Desde que comecei a treinar percebi que a idade é apenas um número, o que precisa é determinação para praticar qualquer esporte ou se exercitar na academia ou ao ar livre”, afirma Andréia.

O corpo mudou depois dos 40 anos? É hora de movimentar-se!
Na foto, a fisiculturista Andréia Tokutake, de 44 anos.

Para o preparador físico paranaense, Fabrício Pacholok, que também é treinador de lutadores de MMA, para as mulheres que querem conquistar o corpo dos sonhos, independente da idade, é interessante combinar a dieta com treinos intensos. “Mas é importante lembrar que algumas pessoas respondem mais e outras menos e a mulher por ter menos testosterona apresenta mais dificuldade em ganhar massa muscular”, observa Pacholok.

+ Escolha aqui o seu próximo desafio na corrida!

Mas antes de sair por aí fazendo dietas malucas e correndo o risco de se machucar levantando pesos na academia, procure um profissional da saúde. É ele quem lhe dará as melhores orientações para você começar a ter uma vida mais saudável depois dos 40 anos. Nunca é tarde para mudar os hábitos!

Leia também:

– Saiba como escolher o tênis ideal para  corrida
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts