Como o corpo reage aos treinos durante dias frios?

O Outono chegou e, com ele, os dias mais frios e ensolarados. Ficar arrepiado, tremer e sentir os músculos se contraírem são alguns dos sintomas causados pelas mudanças de temperatura. Seja qual for o nível de percepção de frio ou o clima que irá enfrentar, o esportista precisa estar preparado para evitar desconfortos e, até mesmo, lesões durante os treinos durante dias frios.

Quando nos exercitamos, começamos a transpirar para resfriar o corpo. Da mesma forma, quando o frio chega, nosso organismo promove uma série de reações para evitar a perda de calor. Para isso, segundo o educador físico Rafael Oliveira, o melhor é entender como o corpo reage nos treinos durante o inverno.

“O ser humano é homeotérmico, ou seja, mantém a temperatura corporal interna constante, independentemente das variações do meio externo”, destaca o especialista.

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Os efeitos dos treinos durante dias frios

Mas não é porque a temperatura mudou que a rotina de treinos deve ser deixada de lado. De acordo com o educador da SELFIT, é necessário, apenas, que alguns cuidados extras sejam tomados para não atrapalhar a performance. “Com o frio, muitas pessoas podem ter dores musculares, secreção nasal, desconforto para respirar e incômodos nas extremidades do corpo”, alerta.

Como o corpo reage aos treinos durante dias frios?
Foto: Adobe Stock

Ele explica que, em dias de frio intenso, o melhor é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. “Além de garantir melhor absorção do ar, permite que este chegue aos pulmões na mesma temperatura do corpo”.

O especialista reforça, entretanto, que esse conselho deve ser descartado quando o ritmo for muito intenso. “Respirar pela boca não é errado, e deve ser realizado em momentos de exaustão.”

Uma outra dica, por exemplo, é dar maior atenção ao aquecimento, que deve ser, inclusive, prolongado. “É preciso ter mais paciência para iniciar a fase do treino e esperar o organismo atingir a temperatura corporal ideal para começar as atividades mais intensas. Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios deve-se dobrar esse tempo”, esclarece.

No início, a recomendação é priorizar os exercícios articulares e aquecimentos dinâmicos, exercícios técnicos, movimentos ou a própria corrida leve em ritmo.

“O alongamento estático não faz tanto efeito. Este deve ser feito em um momento de relaxamento da atividade ou em outra sessão isolada para obter melhores resultados na melhora da flexibilidade.”

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Nos treinos durante dias frios, para evitar algumas doenças respiratórias, o especialista finaliza destacando a importância de manter o organismo hidratado, evitar ambientes com muita poeira e, claro, o contato com pessoas gripadas ou com resfriados.

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Redação Webrun

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