Corredor deve tomar cuidades antes de viajar

A globalização acentuou muito a movimentação de pessoas ao redor do mundo, atualmente esse fluxo é um maiores desafios para o controle de doenças e epidemias. A Organização Mundial do Turismo, estima que no ano de 2001, foram realizadas quase 700 milhões de viagens internacionais o que dá a dimensão da complexidade e desafio que as autoridades competentes tem diante de si.. O problema não é novo, mas, com o advento da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Severa), ou pneumonia asiática, o assunto ganha novos contornos.

Atualmente, é comum corredores amadores ou profissionais participarem de competições ao redor do mundo. Os brasileiros não são exceção. Para se ter uma idéia, a Maratona de Nova York, em 1997, recebeu mais de 600 brasileiros. Além da América do Norte, outros destinos começam a ser comum aos corredores como, Europa, Ásia e Oriente levando milhares de brasileiros a competirem nestes locais.

Todos devem antes de embarcar tomar cuidados básicos se prevenindo contra eventuais moléstias e doenças. Para tanto, existem no país centros especializados voltados para esse fim, como o Ambulatório dos Viajantes, em São Paulo, e o Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives), no Rio de Janeiro.

A África do Sul destino de brasileiros que participam de duas das principais ultramaratonas mundiais, a Comrades Marathon ou a Two Oceans Marathon devem se prevenir contra a malária. No Brasil, cuidados contra a febre amarela, dengue e a própria malária devem ser tomados para aqueles que vão para o norte ou nordeste.

Portanto, esses cuidados são básicos e imprescindíveis. Caso, tenha uma viajem marcada, antes agende uma consulta (gratuita) nos centros especializados relacionados abaixo, onde você receberá todo tipo de orientação de como proceder.

Procure orientação especializada:

São Paulo:

Ambulatório dos Viajantes
Hospital das Clínicas (USP)
Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar S/N
Prédio dos Ambulatórios – 4° andar
Agendamento: Tel.: (11) 3069-6392
Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h.

Núcleo de Medicina do Viajante
Hospital Emílio Ribas
Av. Dr. Arnaldo, 165 – Pinheiros
Prédio dos Ambulatórios andar térreo
Agendamento: Tel.: (11) 3896-1366 ou pelo e-mail medviajante@emilioribas.sp.gov.br
Atendimento: Terças-feiras, das 16h30 às 20h.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts