• Saúde - Corredor, fique atento, sua musculatura pode não estar apta

Corredor, fique atento, sua musculatura pode não estar apta

Especialista explica a importância de fortalecer o core

Corredor, fique atento: sua musculatura pode não estar apta

Você cuida da sua musculatura?/ Foto: Adobe Stock

Você passa horas no computador, perde um tempão no trânsito, treina pesado pernas e glúteos, e, à noite sempre aparece aquela dor nas costas, certo? Acredite, você não está sozinha nos hábitos nem no risco de sofrer com dores constantes, já que provavelmente é resultado da postura errada durante o dia e da falta de exercícios que fortalecem a musculatura core, aquela que sustenta a coluna.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o problema atinge 80% da população global e só perde para a dor de cabeça entre os principais males que afetam a humanidade. “A principal causa da dor nas costas é muscular, associada a uma postura inadequada, tensão e, em alguns casos, sobrepeso”, esclarece o médico Ivan Rollemberg.

Quando bate uma preguiça ou pressa para terminar o treino, os exercícios de coluna são os primeiros a serem ignorados. Mas, você sabe por que é tão importante focar nessa musculatura? Rollemberg pontua a seguir. Confira:

Por que devemos fortalecer o core?

O core é um conjunto de músculos responsável pela nossa sustentação, equilíbrio e estabilização dos movimentos corporais. Seu fortalecimento é importante para manter a postura corporal e evitar a sobrecarga em musculaturas específicas, como a lombar e a cervical.

+ Clique aqui e confira o calendário completo de corridas de rua!

Uma coluna não fortalecida pode interferir em outros membros?

Pode sim. A coluna e o core não fortalecidos geram uma postura inadequada, com um desequilíbrio na posição do corpo, podendo resultar em dores e sobrecargas em outras regiões, como joelhos e pés.

Por que a dor nas costas é comum entre os praticantes de corrida?

A corrida é uma atividade com alto teor de impacto, o que aumenta a sobrecarga nas articulações e na coluna, causando as dores nas costas tão comuns aos corredores. Isso pode agravar quando a musculatura que faz a sustentação do corpo não está adequadamente fortalecida. Por isso, é importante associar aos treinos de corrida exercícios específicos para fortalecimento da musculatura, orientados por um profissional da área de educação física.

Quais hábitos prejudicam a saúde da coluna?

Postura inadequada, colchões inadequados, sobrepeso e obesidade, exercício físico realizado de forma incorreta, sapatos desconfortáveis e com salto alto, além de carregar peso excessivo nos ombros.

O que podemos fazer para fortalecer essa musculatura?

Atividades físicas específicas que trabalham o fortalecimento da musculatura envolvida no core. Os melhores exercícios são aqueles que precisam de postura firme em sua realização. Gosto muito de uma nova tecnologia que associo ao treino físico e fisioterapia, chamada HIFEM (high intensity focused eletromagnétic), que está presente no Emsculpt. São ondas eletromagnéticas que realizam milhares de contrações em poucos minutos. Com quatro sessões, durante oito dias, conseguimos, em média, um aumento de 15% da massa muscular.

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade