• Saúde - Corredor, entenda a importância do colágeno para o seu corpo

Corredor, entenda a importância do colágeno para o seu corpo

Corredor, entenda a importância do colágeno para o seu corpo

Foto: Adobe Stock

Muito se fala sobre o colágeno e seus benefícios, mas várias dúvidas, principalmente de atletas, ainda giram em torno deste tema. Pensando nisso, reunimos o que você precisa saber sobre essa proteína. Confere aí:

O que é colágeno?

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, que tem a função de estruturar,  dar firmeza e elasticidade. Ele é produzido naturalmente pelo corpo, mas também pode ser encontrado em alimentos, como carne e gelatina, e em suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

Esta proteína é fundamental para manter as células firmes e unidas, não é importante apenas para a pele como muitos pensam. O colágeno também é fundamental para outros tecidos e para integrar músculos, ligamentos, cartilagens, ossos, tendões e articulações como um todo.

Por que não pode faltar colágeno no nosso corpo?

De acordo com a ortopedista Dr. Ana Paula Simões da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o colágeno atua como um alicerce estrutural para a maioria dos tecidos moles de nosso corpo, e quando ele quebra ou está com “defeito”, essa sustentação é enfraquecida e as estruturas enfraquecem, ficando mais fragilizadas (ou flácidas) na maioria das pessoas.

“O colágeno pode ser útil tanto para proteger seus tecidos moles e articulações durante o exercício quanto para melhorar sua recuperação. Isso é especialmente importante para os corredores em termos de flexibilidade, mobilidade e amortecimento, pois o atleta precisa mover suas articulações na mesma amplitude de movimento do começo ao fim do treino ou prova. Se não consegue, pode ficar suscetível a uma redução no desempenho, sentir dor e até se lesionar”.

+ Faça sua inscrição para a Asics Golden Run Sprint 10k, clique aqui. 

Como repor o colágeno do corpo?

É possível obter colágeno suficiente através da dieta, obviamente se forem refeições saudáveis e balanceadas. Isso porque nosso corpo produz colágeno a partir das proteínas que ingerimos. E isso cada um tem individualizado com seu médico do esporte, nutrólogo ou nutricionista esportivo. O corpo também pode sintetizar colágeno, mas requer aminoácidos para isso acontecer.

“Os aminoácidos são os blocos de construção do colágeno no corpo, e quatro deles (glicina, prolina, hidroxiprolina e arginina) estão diretamente envolvidos na produção de colágeno. Alimentos ricos em proteínas, como carne, frango, peixe e feijão, fornecem aminoácidos. A vitamina C, que é encontrada em frutas cítricas, bem como zinco e cobre, também são necessárias para o organismo sintetizar o colágeno”, afirma a ortopedista.

Só alimentos com colágeno são suficientes para quem corre ou é preciso tomar suplementos?

A Dra. Ana Paula explica que o grande impacto da corrida no corpo  está fazendo com que, cada vez mais, os corredores busquem pós treinos com suplementação de colágeno para um aumento de desempenho e regeneração tecidual. Na teoria, de acordo com ela, por trás de tomar suplementos de colágeno, no caso de corredores, há o benefício de reparação e recuperação muscular após o exercício, assim como a ingestão de outras proteínas podem ajudar na recuperação pós-treino.

Para a ciência, a suplementação de peptídeo de colágeno mais o treinamento de resistência mostraram aumentar a massa muscular e força muscular em homens, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition. Estudos em animais associaram a suplementação com colágeno hidrolisado ao aumento da massa óssea, o que poderia ajudar na redução de lesões e melhora no processo de recuperação, porém mais pesquisas precisam ser feitas em seres humanos. Por causa dos benefícios que oferecem às articulações, a suplementação de colágeno também pode reduzir a dor, de acordo com pesquisa publicada na revista Current Medical Research and Opinion.

Na opinião da ortopedista, ainda assim, não são estudos de longo prazo e em larga escala e não há evidências sólidas de que a suplementação de colágeno diminui a lesão nas articulações ou aumente a recuperação dos corredores, pois na prática, alguns atletas respondem muito bem a suplementação e outros são indiferentes. Por isso, a decisão de suplementar ou não deve ser algo muito individual, depende do corpo, objetivos e queixas de cada atleta.

+ Clique aqui e escolha seu próximo desafio na corrida!

 

Comentários

Tags:, , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade