Pesquisa mostra que corredores já estão planejando calendário de provas de 2021

Em abril deste ano, uma pesquisa do Ticket Agora mostrou que a maioria dos corredores não participaria de corridas de rua durante a pandemia, mas e agora? Será que os atletas já se sentem seguros para isso?

Na semana passada, a plataforma de inscrições relançou a pesquisa que aponta as intenções dos corredores em participarem de provas em um possível retorno em 2020 e os planos para o ano que vem. O Ticket Agora obteve mais de 2 mil respostas de corredores durante agosto. Confira alguns destaques do estudo:

Pesquisa mostra que corredores já estão planejando calendário de provas de 2021
Foto: Adobe Stock
Provas presenciais em 2020

Na maioria das cidades do país, os eventos com aglomeração de pessoas, como as corridas de ruas, estão proibidos devido ao risco de proliferação de covid-19. Com isso, as expectativas dos corredores em ainda fazer uma prova presencial este ano é cada vez menor.

Apesar de 36,6% ainda quererem participar de eventos neste ano, a maioria dos atletas desistiu e já planeja o calendário de provas de 2021, com a expectativa de que até lá já tenha ocorrido uma vacinação em massa e os grandes eventos possam voltar. 43,9% dos entrevistados já perdeu a esperança de participar de corridas de rua este ano. 

+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!

Expectativas para 2021

Paralelo a isso, grande parte dos corredores tem treinado já visando a participação em eventos do ano que vem. 78% dos participantes da pesquisa afirmaram que pretendem se inscrever para um evento esportivo de 2021. A expectativa é de que as corridas do ano que vêm sejam um momento de celebrar o retorno ao “normal” e de matar a saudade da emoção de correr uma prova.

Outros números do estudo do Ticket Agora mostraram que a tendência é que o corredores participem de mais eventos no próximo ano para recuperar este período sem provas. 39% dos corredores afirmaram que pretendem fazer entre 4 e 6 provas, seguidos por 24% que querem fazer mais de 10 provas em 2021 e 20% que pretendem fazer entre 7 e 10 corridas.

Além disso 18% dos corredores afirmaram que já finalizaram o planejamento do calendário de provas do ano que vem e outros 26% pretendem encerrar o ano com esse calendário em mãos.

+ Quer uma ajudinha para montar seu calendário de provas? Veja aqui!

“Vou participar de todas as provas que eu puder, mas apenas se for seguro”

A pesquisa traz também alguns depoimentos de atletas destacando a importância dos protocolos de segurança no retorno aos eventos presenciais e na vacinação em massa para que os eventos possam voltar com tudo o quanto antes.

“Esse ano já é um ano perdido. Eu pretendo fazer provas em 2021, mas só se as condições de treino estiverem boas; se for seguro e tiver vacina”, esta é a opinião é compartilhada por vários atletas.

E você? Como tem sido seu planejamento neste momento? 

Leia também: 

+ Provas para correr e viajar pelo Brasil em 2021
+ Dicas para planejar seu calendário de corrida 
+ Correr 10km em 40 dias de treino é possível? 
+ 10 corridas em 2021 para já ir montando seu calendário de provas 
+ 5 dicas para sair dos 5 e voar nos 10km 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts