Corredores se unem à natureza no Mountain Do Costão do Santinho

A primeira largada aconteceu às 8h20 (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
A primeira largada aconteceu às 8h20 (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

Na manhã deste sábado (23/04) cerca de 160 equipes se reuniram em Florianópolis, mais especificamente no Costão do Santinho, para a disputa da primeira prova do ano com o selo Mountain Do. Foram 70 quilômetros percorridos em trilhas, dunas, bosques e praias da região, onde corredores e natureza conviveram em perfeita harmonia.

Direto de Florianópolis – A sexta-feira que antecedeu a prova foi marcada por sol e calor, o que animou muitos participantes a não correrem em trilhas molhadas e escorregadias. São Pedro, porém, resolveu trazer chuva na madrugada para deixar a prova ainda mais emocionante.

A primeira largada foi às 8h20 para as equipes iniciantes, depois foi a vez dos grupos intermediários, às 8h40 e por fim a elite, às 9h ainda sem chuva. O primeiro trecho foi percorrido na Praia do Santinho, com a troca inicial ocorrendo no interior do Resort.

O verde das matas da Ilha da Magia e as camisetas coloridas dos atletas davam um contraste especial às paisagens. No morro da aranha, que liga o Santinho a Moçambique, os primeiros trechos de lama começavam a aparecer e muitas vezes a queda era inevitável.

No meio da prova a chuva forte veio e a atenção teve que ser redobrada para evitar acidentes, principalmente nos trechos de descida íngreme, que exigiam uma boa preparação da musculatura. Em alguns locais os atletas tinham que usar as mãos numa mini escalada nas pedras para transpor os obstáculos.

Impressões – João Teixeira Júnior, da equipe “Os Incríveis”, teve que fazer jus ao nome do grupo para chegar ao final. “Todos são incríveis, pois os obstáculos são grandes e não somos profissionais, levamos uma vida normal com trabalho e compromissos”, comenta. “Sempre corremos o Mountain Do, pois é uma prova muito bonita e bem organizada”, completa o atleta que correu dois trechos, incluindo o último.

Já seu companheiro de equipe, Acchiles de Campos Frias, teve que correr um trecho a mais, pois um dos integrantes se machucou e não pôde completar um dos percursos. “É sempre gostoso reunir os amigos, estar em contato com a natureza e se divertir. O clima ajudou, pois e estivesse o sol forte de ontem eu teria sofrido muito mais”, conta.

Ao cruzar a linha de chegada, Erico Alan, da equipe Floripa Praia, estava com a camiseta e as mãos cobertas de terra, depois de sofrer uma queda na trilha. “Foi radical esse último trecho, com muita lama, montanha e suor. Foi minha segunda vez no Mountain Do e quero correr de novo.”

Lama, suor e desafios – O quarteto misto de Curitiba, As damas e os Vagabundos, resolveu trocar o asfalto pelas trilhas no Mountain Do. “Foi super legal, mas sofremos bastante por não estarmos acostumados. Na descida eu tive muita dificuldade, mas o importante é se divertir”, ressalta Iana Glazer

Já a irmã de Iana, Luca, aprovou a experiência de correr em praias e trilhas. “Foi uma prova diferente, saímos do cotidiano ao correr em meio à natureza e agora nos motivamos a participar de outras etapas”. O último trecho ficou a cargo de Ricardo Mazaroto, que também afirma ter se divertido. “O começo foi plano, mas no morro a perna começa a falar com você praticamente”. O outro integrante da equipe, Gustavo Ribas, fala sobre o clima da prova. “Saí às 9h com tempo bom, peguei uma trilha fechada e me machuquei. Levei quatro pontos no braço, mas ainda assim estávamos junto com a elite até o quinto trecho. Mas fechamos em menos de sete horas e está bom”.

A equipe Canela Pro Adventure, de Floripa, teve que ter sebo nas canelas para fechar a prova, principalmente com a última integrante, Vivian Vasconcelos. “A parte de trilha foi bem pesada, principalmente por conta da chuva e das pedras. No final ainda tem uma subida para terminar de morrer, mas sempre vale à pena”.

O Mountain Do Costão do Santinho teve um total de 70 quilômetros para equipes de dois, quatro e oito integrantes. O resultado oficial, com a divulgação dos times campeões, sairá neste domingo (24/04) durante a cerimônia de premiação.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts