Já pensou em desafiar-se correndo pelo litoral paulista?

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

75 km de corrida pelas belas paisagens entre as praias de Bertioga e Maresias. Essa ultramaratona de revezamento é uma das mais famosas do país e reúne cerca de 5 mil participantes por edição. E o melhor: quem participa uma vez, quer correr a prova sempre!

A corredora Daniela Rossi é quase uma especialista no trajeto. Ao todo ela já participou de dez etapas e destaca que a preparação se baseia no planejamento.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“A Bertioga-Maresias, principalmente no revezamento, é diferente de todas as provas que já participei. É preciso definir estratégias de percurso, analisar o trecho que cada um vai fazer, de acordo com seu perfil. Isso que no final proporciona uma sensação de equipe incrível”, ressalta Daniela.

E mesmo pensando em tudo antes, no dia não tem moleza. “É sufoco o tempo todo, pois o inesperado sempre pode acontecer e a equipe tem que tomar decisões rápidas para tentar recuperar algo que tenha prejudicado o time”, lembra Daniela. “ Ainda assim, eu super recomendo e amo correr essa prova”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com diversas mudanças ao longo dos anos, a edição de 2018 oferece uma nova categoria, a solo, onde o corredor pode fazer 45 km sozinho. Além dessa, há opções de completar o trajeto dividindo-o entre três, seis ou até oito atletas.

Participe da Ultramaratona de Revezamento Bertioga-Maresias!

O corredor de montanha Edicarlos Rodrigues que já participou da Bertioga-Maresias a recomenda até para quem visa o trail running. “Os últimos 12 km são os mais pesados, quando corri em revezamento fiquei com esse trecho para fechar a prova. Essa corrida tem uma altimetria bem legal e é muito gostosa de se fazer, principalmente pelo percurso ser próximo das margens de rios e praias”, conta.

bm3

A rota é dividida em sete Postos de Controle (PC’s), com dificuldades e distâncias diferentes entre cada um, há trechos de subidas e descida. Os atletas que optarem por fazer a prova sozinhos largam do PC 4, na quadra A do Condomínio Guaratuba. Já no revezamento a regra é que cada integrante da equipe percorra, no mínimo, a distância entre dois PCs.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação 

Para quem vai encarar o desafio pela primeira vez, o treinador de corrida Álvaro Lima, que também já fez a prova em octeto, sexteto, trio e solo deu algumas dicas:

– “Treine longos no horário parecido com o que largarão na prova”. Como a corrida começa às 5h30 da manhã, tem atletas que vão correr apenas no sol do meio dia, por isso é preciso estar adaptado ao seu período para que não prejudique o rendimento no grande dia.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

– Para quem fará solo pela primeira vez é fundamental simular a alimentação durante os treinos. Como é uma prova longa, é importante os atletas levarem lanches para pontos estratégicos e de desgaste físico.  “Simular isso nos longos, levando lanchinhos na mochila de hidratação, se alimentar andando e em seguida voltar a correr, fará você sentir como o seu corpo responde a essa situação, além de se adaptar à alimentação que fará no dia da corrida”, recomenda.

Além disso, Álvaro lembra o espírito de esportividade que uma prova de revezamento carrega. “Sempre encontramos atletas precisando de algo, às vezes passando mal ou precisando de água, comida, algum remédio e todo mundo sempre se ajuda. É uma energia maravilhosa que não vemos muito por aí, mas a corrida proporciona esse espírito de união e solidariedade que são únicos”, destaca.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após encarar o desafio na corrida, o participante também pode aproveitar para curtir um passeio no destino de chegada. A praia de Maresias é uma das mais belas do litoral norte de São Paulo. Famosa pela areia branca e mar azul, a orla de 4 km é cercada por vegetação abundante. Além de o mar calmo ser uma boa opção para famílias, há também os points das ondas perfeitas, que atraem surfistas de todo o país e pessoas que querem iniciar na prática de uma nova modalidade.

Serviço:
Data: 19 de maio de 2018
Largada: Forte de Bertioga, Bertioga
Chegada: Av.Dr. Francisco Loup, n°1131, Maresias

Clique aqui para se inscrever!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts