• Corridas de Rua - Campinas sedia corrida e caminhada no acelerador de partículas

Campinas sedia corrida e caminhada no acelerador de partículas

Na manhã do último domingo (01), cerca de duas mil pessoas participaram de uma corrida e caminhada em Campinas, nas instalações do Sirius, o acelerador de partículas brasileiro. Foram 5 e 10 Km de corrida, além de 5 Km de caminhada em terreno que mesclou asfalto, terra batida e um piso especial de concreto construído exclusivamente para as instalações do acelerador.

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas!

Quando estiver totalmente operacional, o Sirius vai acelerar os elétrons, que emitirão um feixe de luz capaz de explorar diversas substâncias em nível subatômico. O laboratório será o mais avançado do tipo em todo o mundo e realizará importantes pesquisas em diversas áreas, como energia, saúde e meio ambiente.

Campinas sedia corrida e caminhada no acelerador de partículas - Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para o evento foram gratuitas graças à Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos em patrocínios a eventos esportivos. Para a etapa Campinas do Circuito Correr e Caminhar, o patrocínio foi da Avery Dennison, Magazine Luiza e apoio da Tetra Pak.

A chuva que atingiu Campinas desde as primeiras horas do dia não desanimou os participantes, que chegaram ao local a partir das 7h. Às 7h30 uma professora de educação física comandou uma sessão de alongamento e aquecimento, e às 8h a largada foi autorizada.

A vitória nos 5 km ficou com Fabricio dos Santos (17min31s), seguido por Tiago Alvea com 17min35s e Uilson Carvalho com 17min55s. No feminino, Monica de Carvalho não deu chance para as adversárias e cruzou em primeiro com 20min12s, seguida por Larissa Gonçalves dos Santos (21min51s) e Valdenice Matos (22min13s).

Já nos 10 km, a vitória ficou com Thiago Andia (35min03s), seguido por Valdemilson Miranda com 38min11s e Jefferson Tineo com 40min12s. No feminino, Paula Yshikawa cruzou em primeiro com 45min44s, seguida por Liliane Marques (47min13s) e Felícia Alexandra Soares (47min54s).

“Foi um percurso muito gostoso de correr, em um lugar muito bonito. Foi muito legal passar por dentro do Sirius, amei”, relata Monica, que assumiu a liderança logo no começo da prova. “Eu disparei mesmo”, completa a corredora que veio de Cajamar.

Segundo Sérgio Marques, engenheiro do Sirius e um dos responsáveis por ajudar a viabilizar a corrida nas instalações do acelerador, foi surpreendente ver tanta gente correndo no local. “Valeu muito a pena todo o esforço e dedicação e eu só ouvi elogios dos corredores”. Ele conta ainda que o formato do evento desse ano não deve se repetir em edições futuras. “O espaço onde os corredores passaram, dentro das instalações, aos poucos será utilizado por estações de pesquisa”.

+ Inscreva-se para a 16ª Corrida Santos Dummont!

Quem também considera um sucesso o evento é Yoshiya Suwa, presidente da Rede Acesso, entidade responsável pela organização do evento. “Como organizadores, sempre pensamos em oferecer a melhor experiência possível para os corredores. Quem acordou cedo e veio correr no maior acelerador de partículas do mundo, certamente viveu algo único. A nossa missão é levar cada vez mais esporte e saúde para as pessoas”.

Comentários

Tags:, , , , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade