Corrida: como começar

Técnico e seus atletas: relação importante (foto: Harry Thomas Jr  Arquivo WebRun)
Técnico e seus atletas: relação importante (foto: Harry Thomas Jr Arquivo WebRun)

Normalmente as pessoas acham que correr é uma atividade muito penosa e difícil, mas gostariam de iniciar na prática desse esporte e num belo dia resolvem correr sem qualquer preparo.

Depois da corrida e, principalmente nos primeiros dias subsequentes, não conseguem nem se mexer. Daí para desistir de vez da corrida e achar que não é um esporte que dá prazer é muito fácil.

Essa situação ocorre com quem não toma cuidados básicos e quer num único fim de semana colocar a “casa em ordem”, sem o mínimo preparo. São os conhecidos “atletas de fim de semana”.

Por outro lado, correr após um período de preparo e adaptação traz um grande prazer físico, psicológico e pessoal aos praticantes.

Alguns preferem fazer um estágio inicial de preparo praticando a Caminhada para depois passar para a Corrida.

Neste segundo estágio, a corrida na maioria das vezes começa a fazer parte do cotidiano e, quando você se der conta, estará literalmente “viciado” por esse fascinante esporte, alcançando sem dúvida uma melhor qualidade de vida nos mais variados aspectos. Para correr bem e não ter problemas depois, é importante seguir alguns cuidados iniciais de suma importância.

Deve-se levar em consideração seu atual estágio físico diagnosticado por um profissional médico competente além de levar em consideração seus objetivos atléticos. Para uma pessoa que nunca correu sequer uma meia-maratona não é recomendável começar por uma distância grande, assim como aquele que se dedica às corridas de rua – até 18 Km de uma hora para outra querer tornar-se um maratonista sem o preparo e cuidados adequados.

Portanto, seguir um programa de treinamento compatível com seu atual estágio físico é essencial para que você alcance seus objetivos com segurança, evitando as temíveis lesões.

Os corredores iniciantes ou experientes devem seguir esse checklist básico antes de correr.

São eles, pela seguinte ordem:

  • Exames prévios
  • Equipamentos corretos (Tênis, vestuário, etc)
  • Onde correr
  • Cuidados extras
  • Treinamento

    Este texto foi escrito por: Wanderlei de Oliveira

  • Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts