
Angélica e Keila cruzaram juntas a linha de chegada (foto: Paulo Gomes/ www.webrun.com.br)
Direto de Curitiba– A Maratona de Curitiba, disputada nesse domingo, 20 de novembro, teve também percursos para cadeirantes, caminhada e corrida de dez quilômetros. Modalidade popular no País, a prova de dez quilômetros teve largada meia hora após a Maratona, às 7h30.
A temperatura, que na largada da Maratona era de 9 °C, já estava aumentando. Às 9h00, quando os últimos colocados estavam chegando e os primeiros maratonistas se aproximavam do final da prova, a temperatura já era de 13 °C.
Os vencedores dos dez quilômetros foram Eleeu Teixeira Correia, com 33min30 e Elisângela Socorro, com o tempo de 45min06. O corredor, da cidade de Lapa, no interior do Paraná, assumiu a liderança a partir do terceiro quilômetro. Fui pegando ritmo durante os primeiros quilômetros. O percurso é bom, leve. E o clima favoreceu, conta Eleeu.
O segundo colocado, Gesse Antônio Machado, ofereceu o resultado ao seu pai, falecido há um ano. No ano passado eu ia correr, mas ele morreu no dia. Dedico esse resultado para ele, explica o atleta, emocionado, apontando para o céu.
Em terceiro, Gélson Honório da Silva chegou pouco à frente do irmão, Gilberto. Os dois correram juntos no começo, mas Gilberto acelerou no quilômetro dois, para ser ultrapassado pelo irmão entre o quilômetro quatro e cinco, quando Gélson assumiu a terceira posição. É uma maravilha fazer uma dupla entre os cinco primeiros, celebra Gélson.
Prova feminina – Vencedora entre as mulheres, Elisângela Socorro estava exultante com a vitória. Foi tudo de bom, não esperava o primeiro lugar!, afirma. A ganhadora, que se prepara para a Meia Maratona de Blumenau (27/11), assumiu que teve dificuldades. A prova foi mais dura do que esperava, confessa, ainda ofegante.
Na segunda e terceira colocações, as corredoras da Acorremar, de Maringá (PR), Angélica Pronsati e Keila Trindade cruzaram a linha de chegada juntas. As duas correram a prova inteira lado a lado. No quilômetro quatro ou cinco pegamos a segunda colocação, diz Angélica.
Keila conta que o clima estava agradável no começo da prova, mas esquentou na metade, o que dificultou. Mesmo assim foi um percurso legal, no sétimo quilômetro conseguimos abrir uma vantagem para as que estavam atrás e mantivemos a distância para a primeira colocada, finaliza.
Confira os vencedores da corrida de dez quilômetros da Maratona de Curitiba:
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Paulo Gomes