Corrida de rua: 10 km em dois meses de treinamento

Corrida de rua: 10 km em dois meses de treinamento
Foto: Fotolia

Quem está começando na corrida costuma ter dificuldade para tornar os treinos uma rotina, às vezes é um desafio e tanto adaptar o relógio biológico a acordar cedo para correr, treinar mais de três vezes por semana, fazer exercícios de fortalecimento, aumentar as distâncias, entre outras coisas.

Cada metro é uma conquista, é preciso ter foco e disciplina para vencer a preguiça e em dois meses de treino alcançar os sonhados 10 km. Mas com planejamento o avanço é natural. Conversamos com o treinador da Quark Sports, Eduardo Barbosa, que deu algumas dicas para você se organizar e chegar ao seu objetivo.

Primeiro passo

Sempre que pensamos em iniciar uma atividade física é importante saber se estamos aptos a praticá-la. Os cuidados médicos jamais devem ser negligenciados, visite um médico clinico, cardiologista, faça um acompanhamento nutricional.

A partir daí a ajuda de um profissional de Educação Física, que o orientará no esporte especifico, é necessária, para que ele possa prescrever a carga de treinamento, volumes e intensidade do exercício ao qual você irá se submeter.

10 km em dois meses de treino: será que dá?

Falando agora especificamente de 10 km em dois meses eu pessoalmente gosto de trabalhar com o prazo de aproximadamente 20 a 24 semanas, ou 5 a 6 meses para quem nunca correu uma prova na vida. Este é prazo suficiente para passarmos por todas as fases de adaptação fisiológicas no organismo e dos treinamentos complementares como musculação.

Se você já tem um boa experiência no 5 km, por exemplo, dois meses de preparação ou oito semanas são suficientes para realizar os ajustes e fazer com que você complete os 10 km sem maiores esforços ou grandes dificuldades.

Foco

Costumo dizer para meus alunos neste tipo de situação: qual seu objetivo? A ideia de que correr é simplesmente calçar o tênis e correr é um tanto simplória e pode ser até prejudicial a continuidade e longevidade na corrida. O ideal é se planejar bem não pular etapas da preparação. A ideia de que o importante é completar os 10 km nem que seja se arrastando, pode vir acompanhada de diversas lesões e fazer com que você abrevie sua vida de corredor.

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Como treinar

Aperte na periodização. Pense em um aumento progressivo de quilômetros a partir de 5 km nos treinos intervalados na semana. E aumento de 2 km (a partir dos 5 km) nos longos aos finais de semana. Exemplo: 5 km – 7 km – 9 km – 11 km, ainda nos 10 km você pode correr esta distância preparatória antes da prova alvo.

Dica do treinador

Pense sempre em estar correndo em um ritmo confortável que permita a você completar a prova, alternar com caminhada não é recomendável apesar de ser a proposta de muitos treinadores menos conservadores que eu, ainda prefiro a boa preparação ao improviso. Tenha a ideia que o mais importante é se divertir na prova e que se chegou aos 10 km é importante pensar serio a corrida e isso inclui uma boa preparação

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Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

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