Corrida: esteira x rua

Muita gente acha que correr na esteira e na rua é a mesma coisa. Mas isso não é verdade. A esteira, por exemplo, tem um amortecimento maior, o que dificulta o surgimento de lesões. Já a rua é composta por diferentes pisos e fatores externos que interferem no desempenho.

Correr no aparelho é, sem dúvida, mais prático. Não tem problema com clima, o piso é mais plano e é mais seguro. Mas se a sua intenção é participar de competições, tem de ir pra rua, caso contrário, sentirá uma diferença grande.

“A esteira não dá a noção de ritmo para a pessoa e não é o melhor lugar para se treinar velocidade”, explica o treinador André Alves de Jesus. “Mas para treinar inclinação, é mais fácil. Afinal, não precisamos nos deslocar”, completa. Tudo tem seus prós e contras. E, por isso, é importante treinar na rua pelo menos uma vez por semana.

Já a rua é composta de diversos pisos e a escolha deles deve ser feita de acordo com seu objetivo. O asfalto é um lugar onde há um maior impacto nas articulações, mas é o mais indicado para os tiros, aqueles treinos de velocidade. “Treinar na rua também exige um nível de concentração e técnica maiores, pois é um lugar onde você está sujeito ao clima, poluição, barulho e carros”, enfatiza André.

Quem procura fortalecer as pernas, tem de treinar em um piso mais fofo, como a areia, que tem um impacto menor na articulação. “Muita gente que está acostumada a correr na esteira ou na rua, quando vai pra praia e resolve correr na areia, fica todo dolorido. Afinal, esse tipo de piso exige mais da musculatura dos membros inferiores”, diz o treinador.

Com relação ao gasto calórico, isso varia muito. “Não é só o tipo de piso que influencia, mas também a freqüência e a intensidade dos treinos”, explica. O treinador ainda ressalta a importância de intercalar os treinos para um melhor resultado. “Quem pode treinar todos os dias, pode fazer três deles na esteira e dois na rua. O importante é conhecer essas diferenças antes de encarar uma prova”, conclui André.

Este texto foi escrito por: Yara Simões

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts