• Saúde - Corrida, hidratação e a saúde dos rins: entenda a relação

Corrida, hidratação e a saúde dos rins: entenda a relação

Durante a corrida, ou outras atividades físicas aeróbicas, o corpo desvia o sangue de órgãos internos, dando prioridade para os músculos esqueléticos que estão em movimento e sobrecarregados. Isso acontece também com os rins, que têm a função de filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas ao organismo.

Durante o dia-a-dia e na prática de esportes, o corpo perde água por meio do suor, na respiração e urina. Segundo o fisiatra Marcus Yu Bin, os corredores devem ficar atentos ao suor, já que serve para esfriar o corpo. “75% da energia que colocamos no exercício é convertida em calor e perdida, com o suor tendo função de dissipar este calor. Assim, uma hidratação adequada é importante não apenas para uma performance adequada, mas para evitar sobrecarga nos rins”, comenta.

+ Antes de mais nada, conheça qual será seu próximo desafio na corrida aqui!

Juntamente com a corrida, um estilo de vida saudável e hábitos alimentares bons, tem grande influência na composição corporal. Dessa forma, podendo resultar na diminuição de gordura e aumento de massa magra, além de prevenir osteoporose. Essa melhora na composição corporal resulta em melhorias na idade metabólica, no metabolismo e também melhora endócrina.

Corrida, hidratação e a saúde dos rins: entenda a relação

Foto: Adobe Stock

O especialista também explicou a importância da corrida para o coração. “Além do aumento da resistência, fortalecimento muscular e o metabolismo aumentado, a corrida também melhora a saúde cardíaca. Aumentar o batimento cardíaco por períodos consistentes de tempo, fortalece esse músculo e melhora sua eficiência para bombear oxigênio por todo o corpo, melhorando a circulação e a capacidade pulmonar, fazendo com que o corpo se adapte a um maior gasto energético, resultando numa melhora geral do sistema cardiovascular”.

A hidratação ideal

A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, dependendo de muitos fatores, como condicionamento físico, capacidade aeróbica e massa magra. Apesar disso, Marcus explica que, para saber se está hidratado, pode-se observar a urina, que deve estar clara e transparente.

“Como regra geral, para uma pessoa com atividade leve a moderada, pode-se considerar um cálculo simples. Nele, se multiplica o peso em kg por 35, para se obter o resultado em ml. Assim, uma pessoa de 70 kg necessita de 2450ml por dia (70 x 35 = 2450) para se manter hidratada”, explica.

Durante a corrida, suplementos energéticos, com eletrólitos e carboidratos são necessários (com um mix – com frutose, maltodextrina e aminoácidos). A quantidade indicado de carboidratos para o consumo é de 30 a 60g/hora de atividade física, principalmente se a atividade durar menos de 3h. Para atividades mais longas, pode ser necessário até 90g/hora.

Os isotônicos são interessantes para os atletas, mas é necessário o cuidado com a sobrecarga de carboidratos, não ingerindo isotônicos com o gel de carboidrato.

A importância dos rins

Os rins saudáveis funcionam para remover água e resíduos extras do corpo. Além disso, ajudam a controlar a pressão sanguínea, mantém os níveis químicos do corpo em equilíbrio, os ossos fortes e outras funções. Eles fazem parte do sistema urinário, um dos principais sistemas de filtragem do corpo. Muitos problemas renais causam sinais inesperados como a fadiga, edemas, hipertensão e ganho de peso devido à retenção de líquidos.

+ Participe do Circuito Asics Golden Run 2020, inscreva-se aqui.

“Durante o verão, costumam aumentar casos de pedras nos rins, pois há um aumento na hidratação e na sudorese. No entanto, quando bebe-se menos água, pode-se acumular mais cristais existentes na urina. Na grande maioria das vezes, são assintomáticas (a pessoa continua com a vida normal), e descobrindo um cálculo pequeno por acaso. Cerca de 5% da população vai ter um cálculo renal, sem sintomas”, explica o especialista.

*Fonte: Dr. Marcus Yu Bin Pai, Fisiatra, Médico especialista em Dor e Acupuntura, e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade