• Corrida Infantil - Corrida infantil: como deve ser tratada e qual o papel dos pais?

Corrida infantil: como deve ser tratada e qual o papel dos pais?

A atividade física é muito importante em todas as fases da vida, não sendo diferente na infância, já que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Muitas opções passam pela cabeça dos pais ao escolher o que os filhos irão praticar. Entre elas, a corrida infantil vem crescendo cada vez mais com provas curtas, categorias por faixas etárias e temas que agradam os pequenos. Mas, o que preocupa é o espírito competitivo tomando conta das crianças muito antes do recomendado.

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas de rua!

Segundo o fisiatra Marcus Yu Bin, o nível e intensidade de atividade física deve variar conforme a idade. “Geralmente, para crianças de 5 a 18 anos, recomenda-se pelo menos 60 minutos de atividade moderada por dia (o que inclui brincar no playground, andar de bicicleta e patinete). A atividade recomendada varia também conforme a aptidão e gosto da criança. Crianças e jovens devem participar de atividades adequadas à sua idade e estágio de desenvolvimento. Pode-se fazer de tudo, desde dança, ginástica, natação, artes marciais e esportes coletivos, como futebol e basquete”, comenta o especialista.

Corrida infantil: como deve ser tratada e qual o papel dos pais? - Foto: Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

Atividade lúdica e prazerosa

Apesar dos benefícios da atividade física, a psicóloga Gabriela Malzyner, explica que a atividade física mais indicada para crianças é aquela que dá mais prazer para ela. “É muito importante para as crianças sentirem prazer com o próprio corpo, se sentirem ativas, capazes. A vivência da experiência corporal é muito importante para o ganho e aquisição de uma imagem corporal saudável, de uma possibilidade de apreensão de si mesmo, então, uma atividade que faça a criança ter uma boa experiência com o próprio corpo, é muito interessante”, cita.

A corrida infantil deve ser levada como uma atividade lúdica, introduzindo o pequeno participante à uma experiência coletiva, como algo prazeroso. Gabriela esclarece a importância da criança sentir prazer em estar em um ambiente coletivo, além de se sentir apta para desenvolver aquela tarefa. Por isso, é indicado para que os pais procurem por corridas que entreguem medalhas a todos que participarem, sem uma classificação de fato.

O papel dos pais na corrida infantil

Para os pais, é importante sempre incentivar que os filhos pratiquem atividades físicas. No entanto, é necessário ter cuidado para não estimular o lado competitivo de maneira excessiva. “As crianças ainda estão com o corpo e o cérebro em desenvolvimento, ou seja, imaturos. Muitas não vão saber lidar com as pressões e exigências de esportes competitivos. Competir sempre leva a algum estresse e, quando em excesso, pode tirar a diversão de um esporte e prejudicar o desempenho. A criança pode se sentir desestimulada, pode haver prejuízo de atividade social, ou mesmo perda de vontade da realização do esporte competitivo”, explica Marcus.

Além disso, tratar o esporte como atividade lúdica é importante para que não sintam medo de fracassar. “As causas mais comuns desse medo incluem decepcionar os pais e o medo de rejeição pelos colegas. É preciso trabalhar questões psicológicas (negatividade, dúvidas), emocionais (medo, ansiedade, estresse), comportamentais (auto sabotagem) e físicas nas crianças, para evitar determinadas frustrações”, completa o fisiatra.

*Fontes:
Dr. Marcus Yu Bin – Fisiatra – Doutor em Ciências pela USP e médico pesquisador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Gabriela Malzyner – Psicóloga e psicanalista – Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, membro efetivo da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN).

Comentários

Tags:, , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade