Corrida regenerativa: como desacelerar pode te trazer benefícios?

Corrida regenerativa é uma expressão usada para referir-se aos treinos mais leves, de baixa intensidade e de distâncias curtas. Em geral, eles são feitos em apenas um dia da semana ou após alguma prova de corrida. O objetivo é “soltar” a musculatura, fazer o metabolismo desacelerar e agilizar o processo de recuperação por todo esforço que foi realizado.

De acordo com a professora da Bio Ritmo, Carolina Santos, o regenerativo pode ajudar a não deixar o corpo se acostumar com um único tipo de treinamento. Variar treinos de corrida é importante tanto para melhorar o desempenho, aptidão física, condicionamento, técnica, força e resistência muscular, quanto para evitar lesões.

Corrida regenerativa: como desacelerar pode te trazer benefícios?
Foto: Fotolia

“Conciliar treinos fortes com sessões mais moderadas é um dos grandes segredos para ter uma vida de corredor saudável e com menor risco de lesões. Os dias de corrida mais pesados precisam ser seguidos de uma sessão regenerativa”, afirma.

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Carolina ainda ressalta que não são apenas os atletas de alto desempenho que devem se preocupar com treinos regenerativos, todos os corredores devem buscar a variação.  “O corpo precisa de estímulos diversificados para melhorar seu desempenho, ainda que este seja para um corredor amador, e também precisa de treinos regenerativos que não causem grande estresse aos músculos”.

Os benefícios da corrida regenerativa

— Acelera a cura de microlesões;

— Ajuda a poupar as articulações, fibras musculares e os ossos do impacto;

— Acelera a recuperação do corpo;

— Aumentar o aporte sanguíneo nos músculos, colaborando na circulação de oxigênio e nutrientes;

— Colabora para a evolução no desempenho, já que faz com que o corpo não se acostume a apenas um tipo de estímulo;

— Ajuda a prevenir lesões e o overtraining;

— E além disso, contribui para a remoção do ácido lático (substrato liberado na corrente sanguínea em decorrência de um esforço intenso durante o exercício) do organismo, que é apontado como causador de dores nas pernas.

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Mesmo trazendo diversas vantagens é preciso ter a orientação de um especialista para saber o que é melhor ao seu condicionamento, o que o seu corpo precisa, quando e como fazer essa corrida. Pois apesar dos benefícios ela pode acabar prejudicando a performance. O segredo é organizar a planilha e conciliar os treinos.

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Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

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