Vai fazer uma corrida virtual? Fisioterapeuta dá dicas para não se lesionar

Saudades de uma corrida de rua com muita aglomeração, né? Correr é uma ótima atividade cardiovascular e traz ótimos benefícios para a saúde. No entanto, desde que a pandemia se instalou entre nós, muitos eventos foram cancelados para evitar multidões e manter o distanciamento entre as pessoas.

Neste novo cenário, as corridas virtuais se tornaram uma alternativa popular. Nessa modalidade o corredor pode correr em qualquer lugar, no seu próprio ritmo, ao ar livre ou dentro de casa, do jeito que preferir. “Nesse caso o próprio atleta escolhe onde será sua linha de chegada, dentro dos seus limites e da sua realidade. Minha principal dica é manter o corpo em movimento e se manter o mais longe possível do sedentarismo, sempre em contato com o seu médico e tomando todos os cuidados necessários” – destaca Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos.

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Vai fazer uma prova virtual? Fisioterapeuta dá dicas para não se lesionar
Foto: Adobe Stock

De acordo com o especialista é importante que o corredor conheça suas limitações e não sobrecarregue demais o corpo. “A corrida, de maneira geral é um ótimo exercício, mas mesmo que você já treine há algum tempo é preciso estar preparado para este impacto que a corrida gera nos membros inferiores e em toda a musculatura corporal. Se você vai começar a correr ou se ficou um tempo parado, os cuidados devem ser redobrados” – O especialista em fisioterapia músculo esquelética explica que um movimento errado, uma compensação que o corpo faz em determinado momento e até mesmo a maneira de movimentar pernas e braços interferem diretamente não só no resultado, mas também na saúde do corredor.

A chave é não exagerar. “Ninguém quer uma lesão por uso excessivo devido a um aumento repentino na quilometragem ou na intensidade. Por isso, é necessário se preparar, com treinos de força e mobilidade. Dessa forma é ideal que o corredor tenha um cronograma de exercícios”. E se você tá pensando em participar de uma corrida virtual, o Bernardo Sampaio separou algumas dicas que podem te ajudar a completar a corrida com resultados mais satisfatórios e o melhor, preservando o seu bem-estar. Confira:

1. Avaliação física

Antes de iniciar qualquer atividade física é necessário avaliar como está à saúde do seu corpo e para isso, fazer exames torna-se essencial, pois eles poderão detectar possíveis problemas para que no futuro as lesões possam ser evitadas. Por isso, fazer avaliações como a de pisada, é muito importante para a saúde do corredor, afinal o ato de correr causa impactos diretamente nas partes inferiores do corpo.

2.Exercícios de fortalecimento

O nosso corpo precisa estar devidamente preparado antes de iniciar atividades físicas como a corrida, afinal, não adianta sair por ai correndo como se não houvesse amanhã, pois o seu corpo necessita de um preparo muscular e articulado. Por isso, fazer exercícios de fortalecimento, de força e flexibilidade são fundamentais para evitar futuras lesões. É importante fazer treinos intensos e curtos, que podem melhorar a força máxima, permitindo ter um ritmo mais constante na prova.

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3. Postura correta

Pode até parecer que não, mas a postura faz uma grande diferença na hora da corrida. Afinal,uma má postura pode ser inimiga número um de qualquer corredor, podendo gerar inúmeros problemas a longo prazo. Por isso, fazer uma análise cinemática com um fisioterapeuta é muito importante, pois essa avaliação detecta os movimentos da corrida de forma detalhada, apontando possíveis lesões referentes à postura e a intensidade através de uma tecnologia em 2D. Dessa maneira, são feitos os ajustes posturais e ergonômicos.

4.Organize seus treinos

É extremamente necessário fazer a progressão correta do seu treino, de preferência com o auxilio do seu treinador mesmo que virtualmente. Além disso, criar uma planilha direcionada a sua capacidade física e específica para a prova e treinar proporcionalmente com volume e intensidade nas horas certas são indispensáveis para um bom resultado.

5. Descanso

Descanse. Você não precisa levar o corpo à exaustão toda vez que for correr, por isso pegue leve e invista em treinos ocasionais para relaxar o corpo e se livrar do estresse. Antes da corrida tenha uma boa noite de sono, afinal dormir bem é fundamental para a recuperação metabólica e muscular. Sem descanso o corpo não recupera, cansaço é cumulativo e o risco de lesões e overtraining crescem.

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Redação Webrun

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