Já está pensando nas corridas de 2021? Veja dicas para planejar seu calendário

Ainda faltam alguns meses para acabar o ano, mas já tem muito corredor com a cabeça em 2021. No Brasil, a preocupação com a pandemia de coronavírus começou em março e, desde então foram milhares de provas canceladas e adiadas para 2021 – não só aqui, mas no mundo todo; muitos corredores viram seus planos para 2020 irem por água abaixo.

Ainda não é possível dizer quando as provas serão liberadas, a única certeza no mundo da corrida  agora é a saudade! Saudade das provas, de correr junto com a galera, de cruzar a linha de chegada sentindo aquele gostinho de missão cumprida, e de todas as outras emoções que só o calor das corridas presenciais proporcionam.

Mesmo com o término da quarentena e a flexibilização no distanciamento social, ainda não há data para uma vacinação em massa para covid-19, e por isso somos obrigados a conviver com a possibilidade cada vez mais distante do retorno dos grandes eventos em 2020. Com isso, nos resta pensar no ano que vem e planejar o que está por vir.

+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!

Já está pensando nas corridas de 2021? Veja dicas para planejar seu calendário
Foto: Adobe Stock

2021, já?

Durante os últimos meses, as corridas virtuais têm sido a principal alternativa para quem não quer ficar longe das provas, o formato se popularizou entre os corredores e vem ajudando muita gente a manter o foco. Mas, ainda assim, há quem preferiu continuar apenas com os treinos e aguardar a volta dos eventos coletivos nas ruas. Independente do seu perfil de corredor agora, a dica é se antecipar e já pensar nas provas do próximo ano para não ter desculpas para pular os treinos dessa semana e evoluir na modalidade.

A corrida é um esporte desafiador que exige novas metas sempre. Pensar desde já nas suas provas alvo e distâncias que quer alcançar no ano que vem é sair na frente no quesito preparação e tornar suas metas mais suas.

Ao invés de pensar que quer viajar para correr, decida qual prova você vai fazer; em vez de se preparar para uma corrida de 42k, escolha a maratona e treine por ela. Especificar os objetivos é fundamental para colocar seu corpo para buscar o que deseja, e não se desmotivar principalmente em tempos de incertezas.

Além disso, planejando com tanta antecedência, o corredor ainda pode tirar vantagens como: aproveitar para guardar um valor todo mês para aquela corrida em outro estado, que exige um gasto a mais, e também para conseguir descontos, pois muitas provas oferecem preços de inscrições mais baixos nos primeiros lotes de venda. Pode parecer que 2021 está longe, mas não se você usar este tempo de preparação e planejamento a seu favor.

+ Quer uma ajudinha para montar seu calendário de provas? Clique aqui e escolha suas corridas!

Mas você sabe como montar seu calendário de provas? 

Montar um calendário de corridas nada mais é do que estruturar sua agenda de competições. E para começar, é preciso selecionar as provas que quer fazer. Uma dica é escolher sua prova-alvo, a principal, que vai te fazer levantar da cama para treinar mesmo nos dias de preguiça. Depois disso, é necessário estabelecer uma faixa de desempenho que seja difícil, porém atingível.

Para te ajudar com essa tarefa,  seu treinador é a melhor pessoa. Trouxemos algumas dicas do educador físico especialista em corrida Fabiano Braun, para te ajudar a começar a pensar no seu próprio calendário de corridas:

• O calendário deve ter como meta pelo menos duas corridas em distâncias diferentes. A estratégia fica ainda melhor quando a corrida de distância menor acontece primeiro, para que o desenvolvimento possa ser comemorado na segunda prova;

+ Escolha seu próximo desafio aqui!

• Além da provas-alvo, adicione competições preparatórias antes dela. São aquelas de menor importância e que irão ajudar a preparar para as exigências físicas e mentais da corrida tida como objetivo;

• É preciso disciplina e foco para definir as competições. Converse sempre com o seu treinador sobre a escolha de eventos esportivos que for participar;

• Pesquisar tudo sobre a prova-alvo é muito válido. Desta forma o corredor ganha confiança e evita surpresas em relação ao percurso, condições climáticas, estrutura da corrida e até mesmo gastos da viagem, se a prova for em outra cidade, estado ou país.

Ficou ansioso para escolher suas próximas provas? Dá uma olhada na nossa seleção de competições que já estão com as inscrições abertas para 2021.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts