Corticoide e lesões têm alguma ligação?

Nome: Sara Abreu
Idade: 39 anos
Dúvida: Há três meses fiz uma lesão da “pata de ganso” nas duas pernas, fiquei curada (repouso, fisioterapia), tenho um personal que me acompanha no fortalecimento muscular, alongamento todos os dias, mesmo assim fiz uma lesão por stress no calcâneo. Faço uso de corticoide diariamente há 25 anos (não tenho supra-renal). Teria alguma ligação com essas freqüentes lesões? Sou corredora de 10 km.

Resposta: Sim. O corticoide faz uma depressão em longo prazo de seu sistema imune e tecidual. Você deve fazer um acompanhamento com um endocrinologista do esporte para que você faça uma compensação e suplementação evitando assim as tais lesões. Boa sorte!

Resposta concedida pela Dra. Ana Paula Simões. Especialista em medicina e cirurgia do pé e tornozelo. É integrante da equipe de medicina esportiva Dr. Osmar de Oliveira, além de médica do grupo de trauma esportivo da Santa Casa de São Paulo. Atual médica da seleção feminina de futebol.

Este texto foi escrito por: Redação Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts