Cosan Venus 15K SP reúne mais de 8 mil mulheres nas ruas da capital

A Cosan Venus, uma das maiores corridas femininas da América do Sul, celebrou neste domingo (1º) sua 12ª edição pelas ruas da cidade de São Paulo. Mais de 8 mil mulheres de várias idades, profissões e com histórias de vida diferentes puderam escolher entre 5, 10 ou 15K para se desafiarem em um evento cheio de experiências, tanto para as corredoras iniciantes quanto para as veteranas.

Cosan Venus 15K SP reúne mais de 8 mil mulheres nas ruas da capital - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas!

Além do percurso, que teve largada e chegada no Jockey Club de São Paulo, todas as inscritas puderam aproveitar a arena do evento. Como uma forma de celebrar a força feminina, foram disponibilizadas aulas de dança, massagem, serviços de beleza, degustações de produto, novidades da moda fitness, entre outras diversas ativações.

Estreando nos 15K na Venus, Ana Pianizzola, vibrou com a mãe, Andréa, sobre a corrida e os serviços da arena. “Foram meus primeiros 15K, e foi maravilhosa a sensação da mulherada nos apoiando, principalmente a minha mãe, que me apoiou muito. A corrida foi maravilhosa, os organizadores arrasaram em todos os serviços. As cabeleireiras, a esmalteria, foi tudo muito organizado, não teve estresse nenhum, e nada melhor que começar o domingo assim”.

Mulheres na corrida

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e o site RunRepeat divulgaram em julho deste ano o primeiro mapa global da corrida recreativa, o “State of Running”, que analisou 107,9 milhões de resultados, de 70 mil eventos realizados em 193 países entre 1986 e 2018. Os dados mostraram que, pela primeira vez, o número de mulheres amadoras inscritas em eventos de corrida de rua superou o de homens.

Em 1986, apenas 20% dos corredores eram mulheres. Em 2018, esse percentual saltou para 50,24%. A pesquisa mostrou, ainda, que elas estão quatro minutos mais rápidas desde 2001. O Brasil faz parte dessa histórica mudança, registrando aumento anual de 20% no número de corredoras em provas.

A CEO da Iguana Sports, Eliane Verderio, vibrou junto com as atletas. “Desde 2008, cerca de 150 mil corredoras já cruzaram a linha de chegada das provas Venus. Estamos muito felizes que milhares de mulheres iniciaram hoje a história na corrida com os 5K, enquanto outras desbravaram os limites dos 15K”.

Apaixonada por provas femininas, Cristiane Miranda, 40, já participou de quatro edições do evento. “Desde que comecei a correr participo da Cosan Venus. Além de ser uma prova muito querida, é um verdadeiro encontro de mulheres em busca dos mesmos ideais: qualidade de vida e superação. Corrida é amor, é um vício bom e nos dedicamos muito para esse momento, agora é hora de confraternizar”.

O pódio da Cosan Venus 15K SP

Cosan Venus 15K SP reúne mais de 8 mil mulheres nas ruas da capital - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

+ Garanta a sua inscrição para a W21K 2019 SP!

As primeiras três colocadas de cada distância receberam itens de vestuário running da Iguana Store. Confira as corredoras que subiram ao pódio em cada distância:

Pódios 5K
1 – Najara Louzada – 19min54s
2 – Priscilla Pradines – 20min11s
3 – Taina Barbosa – 21min46s

Pódios 10K
1 – Erika Costa – 41min47s
2 – Natalia Silva – 43min16s
3 – Varinia Ferrero – 43min19s

Pódios 15K
1 – Joice Santos – 58min48s
2 – Jéssica Levadinha – 1h05min14s
3 – Moniqui Agnes – 1h05min40s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts