• Dicas - Corredoras: conheça cuidados para tomar com o cabelo durante o exercício

Corredoras: conheça cuidados para tomar com o cabelo durante o exercício

O esporte pode ser um aliado para os seus fios

Foto: Maridav/Fotolia

Assim como qualquer outra parte do corpo, o cabelo também precisa de cuidados. As “madeixas” de uma pessoa dizem muito sobre ela. Os fios e as possibilidades de penteados, por exemplo, fazem parte do estilo de todos. E isso não é diferente com as mulheres que praticam a corrida!

As corredoras precisam ter, inclusive, alguns cuidados extras com os cabelos. Para entender melhor  como cuidar dos fios, o Webrun conversou com alguns especialistas sobre o tema.

A dermatologista Renata Fogolin Violato comenta que a prática de atividade física traz benefícios aos cabelos. “Os exercícios aumentam a liberação de endorfina – hormônio do prazer- e também melhoram a circulação sanguínea. Isso beneficia a nutrição e absorção dos nutrientes corporais pelos fios, afirma.

Porém, para que o esporte seja um aliado do cabelo, alguns cuidados durante os exercícios e depois são necessários. Confira abaixo:

Durante a corrida

Prender os cabelos
Seja rabo de cavalo, tranças ou penteados mais elaborados, prender os fios já uma prática comum entre as mulheres na hora do exercício. Além de ajudar no desempenho, pois o cabelo solto pode atrapalhar e incomodar as corredoras, evita também os nós e o contato dos fios com o suor do corpo.

Cuidado! “Se prendermos sempre os cabelos, repuxando muito os fios, isso pode levar a um quadro chamado alopécia de tração. Essa tração constante e repetida promove a lesão da haste do cabelo e ainda pode influenciar no ciclo de vida do mesmo, em muitos casos levando a perdas irreversíveis dos fios” alerta a dermatologista.

Uma dica da especialista é usar elásticos revestidos de tecido! A terapeuta capilar Rubia Sena complementa avisando que “deve-se evitar penteados muito apertados e optar por elásticos mais molinhos”.

Hidratação sempre
A especialista em tricologia cosmética recomenda o uso de óleos vegetais, opção mais natural, durante o treino. “Eles protegem, nutrem e tratam os fios. Pode ser de abacate, jojoba ou semente de uva, por exemplo”, fala. Molhar o cabelo com águanão é indicado, pois ela “altera o pH dos fios e pode provocar o temido frizz”, comenta a terapeuta capilar.

É fundamental também atentar-se à saúde do couro cabeludo. “A saúde dos fios passa pela saúde do couro cabeludo. Para uma melhor orientação quanto ao uso dos produtos deve-se procurar um Terapeuta Capilar ou Tricologista”, afirma Rubia.

Cuidado com o sol!
Correr ao ar livre é uma delícia. Por outro lado, a prática requer cuidados maiores com o cabelo e com a pele. No caso dos fios, protegê-los da radiação UV (UVA e UVB) é essencial também. “Existem produtos específicos com fator de proteção que devem ser utilizados em caso de exposição solar”, diz a terapeuta capilar.

A dermatologista Renata ainda comenta que a proteção solar UVB deve ser de no mínimo 30. Produtos leave-in, com fator de proteção e base de silicone, podem ser uma opção para as madeixas.

Para evitar a exposição do rosto ao sol, muitas pessoas usam boné na hora de correr. Porém, o ideal é não abafar o couro cabeludo durante as atividades físicas. “A combinação do suor com o abafamento do couro cabeludo pode, além de promover um aumento na oleosidade, criar um ambiente favorável à proliferação de micro-organismos que podem prejudicar a saúde dos fios”, alerta Rubia.

Usar viseira pode ser uma alternativa! Lembrando sempre, claro, de proteger os fios dos raios solares.

Depois do exercício

Foto: Lars Zahner/Fotolia

Hora do banho
Algumas pessoas optam por não lavar o cabelo todos os dias. Para quem pratica atividades físicas, entretanto, essa não é uma opção. A terapeuta capilar fala que “quem transpira muito, a má higienização e o contato do suor com a pele podem causar problemas no couro cabelo. Mas, para quem lava o cabelo todos os dias, é necessário dar mais atenção quanto à hidratação dos fios

Uma dúvida comum é, após o banho, dormir com o cabelo molhado acaba facilitando a queda dos fios? De acordo com Renata, isso pode acontecer. “Esse hábito pode ainda agravar a chamada dermatite seborreica que causa caspa e oleosidade nos cabelos e couro cabeludo – em pessoas predispostas”, analisa a dermatologista.

Com a chegada do frio, os cabelos precisam de cuidados especiais. A hidratação precisa ser regular! “Durante o inverno costuma-se lavar os fios com água muito quente, provocando a descamação do couro cabeludo. O ar seco e a baixa umidade contribuem para deixar as madeixas com frizz e ressecadas”, afirma Marília Kikuchi, técnica de Beleza da Condor.

A especialista Marília recomenda lavar o cabelo com água morna, finalizando com um jato de água fria. Isso ajuda a fechar as cutículas do cabelo e deixá-lo com mais brilho. 

Vitaminas e nutrientes
Para os fios crescerem rapidamente e de forma saudável, a alimentação faz a diferença. “É importante ter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes variados, principalmente a biotina (vitamina H) presente em alguns alimentos como ovos, amendoim e amêndoas”, orienta Renata.

Rubia ainda comenta que ingerir vitaminas pode ser uma opção, já que os cabelos acabam não recebendo a oferta de nutrientes necessárias. Porém, a terapeuta capilar alerta: “o excesso de alguns nutrientes pode causar um efeito rebote, que é o contrário do pretendido. Por isso o ideal é sempre procurar orientação de um médico ou nutricionista para este tipo

Com todas essas dicas, você pode ficar tranquila! É fácil ter uma vida esportiva ativa e, ao mesmo tempo, ter cabelos hidratados e que constituem seu estilo próprio. Só são necessários alguns cuidados, mas, como qualquer outra parte do corpo, as madeixas também merecem uma atenção especial.

Comentários

Tags:, , , , , , , ,
Marina Bianchi
Formada em jornalismo, sempre fui muito ligada ao esporte e agora resolvi me aventurar ainda mais nisso! Acho esse mundo mágico e espero passar um pouco desse sentimento para outras pessoas também!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade