• tênis - Os cuidados com os tênis que você deve tomar para conservá-los

Os cuidados com os tênis que você deve tomar para conservá-los

Os tênis de corrida são os melhores amigos dos corredores na hora de um treino ou de uma prova. Por isso, alguns cuidados com os tênis são essenciais para que eles durem por muito tempo e que os acompanhem em uma trajetória de sucesso.

Além de não sair do pé e acompanhar o corredor na rotina de treinos, os tênis acabam virando amuleto de superstição, como aquela “meia da sorte” para alguns. Rasgos, furos, manchas e sujeiras podem não apenas atrapalhar a performance do atleta, mas também fazer com que os tênis sejam esquecidos e deixados de lado com o tempo.

Os cuidados com os tênis que você deve tomar para conservá-los

Os cuidados com os tênis que você deve tomar para conservá-los / Foto: Adobe Stock

Para evitar estes e outros problemas, João Victor de Moraes, representante e especialista em produtos da Step Defend, uma marca especializada em produtos de limpeza e impermeabilização de tênis, dá algumas dicas de como conservar e limpar de maneira correta seu companheiro diário.

+ Descubra qual será a sua próxima prova aqui!

Os cuidados com os tênis necessários

“Deixar o tênis no sol é o principal erro que todos cometem. Só de estar molhado com água ou suor e ficar no sol, pode manchar e estragar o material”, comenta João. “É sempre bom deixar os tênis ‘respirarem’, tirá-los da caixa para que não pegue mofo, mas, se não for usar, lembre de deixar na sombra e longe do sol”, completa.

Moraes ainda frisa que alguns modelos e materiais podem começar a se desfazer, por um processo de hidrólise, então a atenção deve ser dobrada com certos tipos de borracha e deixar com que eles respirem com mais frequência.

Além dessas dicas de conservação, a atenção deve ser ainda maior com a limpeza dos seus tênis. ” Para lavar um tênis de tecido, o processo é igual ao de lavagem de uma roupa sensível”, explica João. Na lavagem, serão necessários um pote com água, uma escova própria (com cerdas macias), sabão neutro ou algum produto especializado e uma toalha convencional ou de microfibra.

O aconselhado é colocar um pouco do produto/sabão na escova, esfregar com cuidado nas partes sujas até remover as manchas e não enxaguar. O certo é passar a toalha para remover a sujeira e deixar secar longe do sol. Caso necessário, o processo pode ser repetido.

+ A 14ª Run – Shopping SP Market está chegando!

Durante a lavagem, o tecido pode se desfazer, furar, ou até rasgar, então, todo cuidado é pouco para preservar o material e fazer com que os tênis de corrida, ou os xodós dos corredores, durarem ainda mais.

Comentários

Tags:, , , , ,
Leonardo Boscolo
Sou um apaixonado por esportes e aspirante a corredor. Um jornalista que vê na corrida um mundo de objetivos a serem alcançados, realizações pessoais e a oportunidade de se tornar cada dia uma pessoa melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade