Quais os cuidados especiais que as mulheres devem ter nas práticas esportivas?

Que as práticas esportivas promovem benefícios como a melhora da composição corporal, da saúde do coração, do bem estar físico e emocional, a maioria dos praticantes já sabem, mas existem diferenças entre homens e mulheres, principalmente em relação aos cuidados.

O médico do esporte da Care Club, Victor Soraggi, explica que o sexo feminino precisa dar especial atenção a composição corporal, focando em melhora da quantidade de massa muscular e redução do percentual de gordura, sendo o objetivo principal disso a prevenção de lesão e/ou de dores que interfiram negativamente no processo de treinamento. 

Quais os cuidados especiais que as mulheres devem ter nas práticas esportivas?
Foto: Adobe Stock

“Outros cuidados ainda mais importantes para elas envolvem o controle minucioso da carga de treinamento, com uma boa recuperação entre as sessões, além do aporte energético adequado para a demanda da esportista, a fim de evitar possíveis déficits energéticos que podem, também, trazer problemas de saúde ou lesões. No caso de gestantes, que também se beneficiam do exercício físico, damos especial atenção à segurança do exercício e nível de aptidão física da mulher, para que a sessão de treino seja condizente com sua condição atual”, alerta Victor.

Exames de acompanhamento

É importante manter um controle anual de todos os exames independente do sexo, mas o acompanhamento das mulheres que realizam práticas esportivas depende do objetivo, da condição física atual e também da presença ou não de alguma queixa atual ou lesão pregressa. 

“Em termos gerais, são necessários exames que permitam avaliar a condição clínica e hormonal, taxa metabólica basal (para cálculo de calorias gastas em 24h) e avaliações de composição corporal. Dependendo da idade, pode ser importante também a avaliação da saúde do osso, para evitar ou corrigir possíveis alterações”, sinaliza o médico do esporte. 

+ Confira aqui o seu calendário completo de corridas!

Alimentação 

Para qualquer indivíduo a alimentação deve ser equilibrada, baseada em alimentos naturais, e adequada para peso, idade e que supra as necessidades calóricas do organismo, sendo que para praticantes de atividades físicas o aporte calórico deve aumentar e a quantidade de nutrientes também. 

A nutricionista da Care Club, Fernanda Barbosa, explica que a massa muscular dos homens é superior à das mulheres e isso faz com que eles tenham maior resistência. “Investir em água é essencial para todos, principalmente durante a corrida, ela é indispensável, pois a desidratação é muito comum, para mulheres ainda mais. Dessa forma, a indicação é investir em alimentos com um alto teor de proteína no pós treino para ajudar na recuperação muscular, já que a hidratação das atletas pode variar de acordo com o ciclo hormonal”, alerta Fernanda. 

Cuidados específicos

A anatomia da mulher, em geral, promove ajustes biomecânicos que podem aumentar o risco de algumas lesões, principalmente de membros inferiores (quadril, joelhos e tornozelos). Devido a isso, é importante ter um corpo forte e a postura correta para a execução dos exercícios. 

Além disso, é de suma importância que a mulher consiga equilibrar os pilares da saúde, envolvendo adaptações de treinos, uma recuperação adequada e um aporte energético condizente, para evitar possíveis efeitos deletérios do déficit energético relacionado ao esporte. 

Da mesma forma, cuidados com o ciclo menstrual e, se necessários, ajustes dos ciclos baseados no calendário de provas, para evitar sintomas e/ou situações que possam interferir negativamente na sua performance.

“A mulher praticante de exercícios deve sempre zelar pela sua saúde clínica, equilibrando pilares de saúde como: alimentação adequada, bem estar biopsicossocial, ajustes biomecânicos e de gesto esportivo para prevenção de lesões e períodos de recuperação adequados para sua condição atual. Todas podem se beneficiar do esporte, independentemente da faixa etária ou condição física”, finaliza o médico do esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts