Cuidados para a São Silvestre devem começar na véspera da prova

A sugestão é que os corredores evitem alimentos com fibra no dia da prova (foto: Divulgação)
A sugestão é que os corredores evitem alimentos com fibra no dia da prova (foto: Divulgação)

Além da contagem regressiva para o dia 31, os participantes da Corrida Internacional de São Silvestre são recomendados a ficarem atentos com alguns detalhes que antecedem a prova. O cuidado deve começar na véspera, segundo o nutricionista Danilo Balu, com a restrição de álcool, alimentos fibrosos (integrais, verduras e saladas) e a diminuição no consumo de proteínas, que podem provocar efeitos indesejáveis no dia da competição.

“No dia anterior, o almoço e o jantar não devem ser muito gordurosos. O carboidrato é importantíssimo, porém a massa não pode ser feita a base de quatro queijos, por exemplo ”, alerta Danilo. “Optar por uma pequena porção de peixe ou frango, caso não consiga excluir proteínas é uma alternativa, pois a carne vermelha é metabolizada de forma mais lenta pelo organismo”, acrescenta.

Outra preocupação é com as duas principais refeições no sábado, que não podem ser cortadas. “O atleta deve se programar para não acordar muito tarde e optar só pelo café da manhã ou apenas pelo almoço. Ambos são indispensáveis para a reserva de energia a ser gasta durante a disputa”, diz o especialista, que ainda orienta o atleta a comer uma fruta, um lanche e beber um suco no qual ele esteja habituado no início da manhã, sem a inclusão de cereais, banana ou muito leite. Vale lembrar que o almoço deve ser concluído no máximo até às 2h da tarde.

Já alguns minutos antes do início da competição o corredor deve beber um isotônico ou um refrigerante, sem a necessidade de aumentar exageradamente o consumo de água, pois basta pegar um copo a cada posto de hidratação ao longo do percurso. “Apenas quem é mais lento e completa o trajeto em 1h30 precisa recorrer a um gel de carboidrato”, sugere.

Sobre o que vestir, o treinador Wanderlei de Oliveira pede para os atletas não usarem camisetas de manga longa ou fabricadas com tecido de algodão, mesmo se a temperatura estiver amena. “Também não use aquele tênis que você ganhou de presente no final do ano, pois ele está novo e normalmente costuma machucar o pé quando é estreado”, relembra Wanderlei.

Este texto foi escrito por: Monique Barleben

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts