Cuide também da saúde do seu filho

Nas últimas décadas as mulheres têm adquirido cada vez mais funções no dia-a-dia: trabalhar fora, cuidar da casa, cuidar dos filhos, se cuidar. Com todas estas funções, muitas vezes fica difícil prestar atenção a tantos detalhes que as cercam.

Concomitante a estas mudanças na vida da mulher houve um aumento da incidência de obesidade infantil. Hoje em dia o mercado de produtos voltados ao público infantil é muito grande e muito atrativo e as mães muitas vezes compram produtos industrializados pela falta de tempo para preparar um produto in natura. Além destes fatores, também veio o video game e a violência nas ruas que levou ao aumento do sedentarismo nas crianças, resultando nestes índices crescentes de obesidade infantil.

Uma das grandes dificuldades das mães é montar um lanche para o filho levar na escola (e assim não se render às tentações gordurosas da cantina) e também montar um lanche para ele fazer em casa no período da tarde, por exemplo. Por isso, é importante saber no que se deve prestar atenção na hora de comprar um produto no mercado.

No mercado é importante fazer comparativos entre os produtos e em alguns itens como:

Valor Calórico: informa a quantidade de calorias que aquele produto vai oferecer ao organismo. É importante avaliar a quantidade de calorias que um produto oferece em uma porção. Às vezes, um outro produto semelhante oferece uma quantidade calórica menor com a mesma gramagem.

Gorduras Saturadas: são as gorduras que elevam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol. Quanto maior a quantidade dela, pior para o coração.

Gordura Trans: tem o mesmo efeito da gordura saturada, e tem relação com a obesidade. Esta gordura só é encontrada em produtos industrializados.

Fibra Alimentar: é ela que ajuda no funcionamento do intestino e que ajuda na prevenção de câncer de intestino. Quanto maior a quantidade, melhor.

Segue abaixo um comparativo de dois produtos semelhantes (biscoitos), mas com algumas diferenças importantes na sua composição:

Nova pagina 1

Por Porção (30g)

Recheadinho Bauducco®

Trakinas®

Valor Calórico

108

146

Carboidratos (G)

18

20

Proteínas (G)

0,8

1,6

Gorduras Totais (G)

3,6

6,6

Gorduras Saturadas (G)

1,2

3,2

Gorduras Trans (G)

0

0

Fibra Alimentar (G)

0,8

0,7

Fonte: Tabela Nutricional Da Embalagem Dos Dois Produtos.

Algumas dicas para o lanche do seu filho:

Opção 1: 1 suco de caixinha, 1 Club Social®.

Opção 2: 1 água de coco de caixinha, 1 porção de Recheadinho Bauducco®.

Opção 3: 1 fruta, 1 Danoninho ®, 2 bolachas salgadas com margarina.

Este texto foi escrito por: Bruna Iasi (Arquivo)

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts