- Em maio de 1998, o Santarnecchi foi surpreendido quando soube que é o 1o lugar no ranking mundial como andarilho em atividade ao completar a 3o Volta ao Mundo pela linha do Equador, atingindo 120.000 km.
- No ano 2000 Santarnecchi completou 139.500 km em caminhadas oficiais, e 418.900 km extra oficiais, correspondentes a 10,4 voltas ao mundo pela linha do Equador, gastando cerca de 22.500 horas; aproximadamente 937,5 dias, ou 2,5 anos, se tivesse andado sem parar.
Nos seus 45 anos de andarilho completados em 2002, Santarnecchi repetiu incansavelmente alguns trajetos sempre acompanhado por outros aficcionados e amigos, porque fazer amigos é outra especialidade dele. Somente a caminhada de São Paulo a Santos, ele já fez inacreditáveis 133 vezes. - Santarnecchi, ou Toninho para os mais íntimos, visitou cerca de 1450 cidades e lugarejos, percorrendo os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 3,5 milhões de andarilhos participaram dessas caminhadas ao longo desses anos. Venceu muitas provas de Marcha Atlética e de Andarilho, conquistando muitos troféus, medalhas, medalhões e cartões de prata, tendo enfrentado climas dos mais adversos, com temperaturas entre 8o negativos e 40o positivos.
- Calcula-se que tenha gasto mais de 1150 pares de tênis, 1150 camisetas e bonés, 560 agasalhos e mochilas; andando debaixo de chuvas torrenciais, temporais, chuvas de granizo, geadas e muito sol. Santarnecchi possui um arquivo de mais de 10.500 fotografias e um arquivo repleto de reportagens de jornais, revistas e vídeos reproduzindo suas façanhas.
- Em 13 de novembro de 1976, o então prefeito de São Caetano do Sul Walter Braido, que ajudou muito a esse esporte em 1958 como presidente da CME, resolveu eternizar a homenagem aos esportistas dessa modalidade, denominando de Praça dos Andarilhos o logradouro localizado na entrada da cidade por Rudge Ramos, defronte a Faculdade de Engenharia Mauá. Nessa oportunidade, durante a cerimônia de inauguração, o prefeito homenageou o Santarnecchi com a outorga do título de Chanceler Internacional, pelo tanto que divulgou o nome do município, considerado o Berço dos Andarilhos, por esse país, (por Domingo Glenir Santarnecchi)
- A prova de 12 Horas de São Caetano do Sul tem como recordista Fernando Elias, com a difícil marca de 118 km. Ele detém também o recorde da prova 6 Horas de Andarilho, com a marca de 66 km. Durante a carreira, Elias quebrou 33 recordes brasileiros como andarilho e marchador.
- Uma comunidade de andarilhos costuma comemorar o casamento, bodas de prata ou de ouro de um casal fazendo um túnel (segurando os calçados acima) por dentro do qual passa o casal. O recorde mundial é de 1166 casais de andarilhos na formação do Túnel dos Andarilhos, no Brasil já registro-se até 36 casais.
Este texto foi escrito por: Claudio Bertolino