Curiosidades

Você Sabia? …que… James F. Fixx, o grande entusiasta da prática esportiva para a saúde e um dos “gurus” das corridas de rua nos Estados Unidos, faleceu no dia 21 de julho de 1981, aos 52 anos, vítima de um enfarte fulminante quando praticava jogging.

Você Sabia? …que… Martin Barre, guitarrista da legendária banda de folk-rock Jethro Tull é maratonista amador. Seu recorde pessoal é 3:40:00.

Você Sabia? …que… no ano 2000 a Federação Internacional de Atletismo Amador, cuja sigla em inglês é IAAF passou a se chamar Federação Internacional das Associações de Atletismo mas manteve a mesma sigla. Sinais dos tempos, visto o profissionalismo se sobrepôs ao amadorismo.

Você Sabia? …que… nas modalidades meia maratona e maratona devido as diferenças existentes entre os percursos, a IAAF não considera o termo “recorde”, pois, comparações entre diferentes percursos que tem características peculiares como altimetria, aclives, declives, número de curvas, temperatura e etc, não permitem tais comparações, salvo a aferição oficial da distância do percurso que é a mesma, dessa forma, o termo estabelecido e usado pela IAAF é “Best Time”, ou, “melhor marca”.

Você Sabia? …que… a atual distância da Maratona (42.195 metros) foi disputada pela primeira vez na Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres em 1908, para possibilitar que a família real inglesa assistisse a prova sem grandes “transtornos”, assim, a largada foi no Castelo de Windsor, fazendo com que a distância fosse de 42.195 metros, ou seja, a exata distância do Castelo de Windsor e o White City Stadium onde aconteceu a chegada.

Você Sabia? …que… o cinema já retratou os corredores em dois grandes clássicos que foram premiados com o Oscar: Carruagens de Fogo e Forrest Gump. A trilha sonora de Carruagens de Fogo virou música tema de grande parte de eventos esportivos e inúmeras provas que tem sua largada, chegada ou premiação ao som da música criada pelo grego Vangelis que recebeu em 1982 o Oscar de melhor canção. Já Forrest Gump abocanhou seis estatuetas.

Você Sabia? …que… a ex-recordista mundial de maratona a japonesa Naoko Takahashi após conquistar a medalha de ouro olímpica tornou-se “heroína nacional”, inspirando uma revista em quadrinhos cujo nome da personagem é “Filha do Vento”, a publicação é sucesso editorial com vendas semanais de 700.000 cópias.

Você Sabia? …que… a japonesa Naoko Takahashi teve o mais curto reinado entre as maratonistas que estabeleceram as melhores marcas da história. O reinado durou apenas uma semana e espantou no bom sentido o mundo esportivo: A esplendida marca de Takahashi (2:19:46) na Maratona de Berlim em 29 de setembro de 2001 quando tornou-se a primeira mulher a correr uma Maratona sub 2:20:00. Passados sete dias na Maratona de Chicago, a mais rápida da atualidade, a queniana Catherine Ndereba fechou a prova em 2:18:47 e por sua vez tornou-se a primeira mulher a correr uma Maratona sub 2:19:00.

Você Sabia? …que… o brasileiro Ronaldo da Costa ao estabelecer em setembro de 1998 o nova melhor marca da história da Maratona (2:06:05) em Berlim foi o primeiro homem da história a correr a distância num ritmo sub 3 Km/min (2:59 Km /min).

Você Sabia? …que… a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar em sua 9a edição disputada no ano 2001 passou a ser a maior corrida de rua existente no Brasil (até a data em questão), participaram da prova 15.152 atletas representando 2.612 equipes. Essa foi a primeira vez na história que a Corrida Internacional de São Silvestre foi superada em numero de participantes.

Você Sabia? …que… o cronômetro foi inventado no século XVIII pelo inglês John Harrison. A invenção foi a vencedora de um concurso promovido pelo Parlamento Inglês para quem inventasse um instrumento sem pêndulo para ser utilizado nas expedições e viagens marítimas do Reino Unido.

Você Sabia? …que… na final dos 200 metros rasos do Mundial de Atletismo de Edmonton três corredores cravaram o mesmo tempo: 20s20, o que levou os fiscais recorrerem a foto de chegada para proceder o desempate. Após analise, a prata ficou com o jamaicano Cristopher Williams e a medalha de bronze foi conquistada por dois corredores: Shawn Crawford (EUA) e Kim Collins (São Cristóvão).

Você Sabia? …que… a Maratona feminina estreou nos Jogos Olímpicos em 1984 em Los Angeles.

Você Sabia? …que… o maratonista Gezahegne Abera é o primeiro homem a deter o título olímpico e mundial de Maratona simultaneamente.

Você Sabia? …que… o maratonista etíope Abebe Bikila venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de Roma (1960), correndo descalço e de quebra estabeleceu a nova marca mundial para a modalidade: 2:15:16. Como prêmio ganhou um automóvel do governo etíope e, neste mesmo carro veio a falecer num acidente anos depois.

Você Sabia? …que… o Maratonista Emil Zatopeck é o único homem a conquistar numa mesma Olimpíada a medalha de ouro nos 5.000m, 10.000m e na Maratona. Detalhe: era a primeira Maratona que disputava em sua vida.

Você Sabia? …que… Os Jogos Olímpicos são oficialmente abertos quando na cerimônia de abertura é dita a tradicional frase: Let’s Game is Begin! , repetida em todas as cerimônias de abertura desde a primeira olimpíada da Era Moderna em Atenas (1896).

Você Sabia? …que… o espanhol Diego Bardón, participa de inúmeras provas ao redor do mundo, mas com um detalhe: todas as provas são feitas de costas. Começou a correr de costas, porque em uma maratona de Nova York em 96 (quando ainda corria normalmente), recebeu de uma incentivadora da prova um copo de água e para agradecer a menina sem parar de correr, tomou a água e correu de costas acenando para ela….daí surgiu a idéia.

Você Sabia? …que… o maratonista brasileiro Jonatas Ferreira (vice-campeão da Maratona do Rio 2000) usa tênis somente para treinar, pois quando compete, gosta de correr descalço os 42.195 metros.

Você Sabia? …que… segundo um estudo americano feito pelo Centro de Controle e Prevenções de Doenças, a prática da Corrida faz bem aos ossos. Foi constado que a densidade óssea aumentou 5% no esqueleto daqueles que tinha o hábito de correr.

Você Sabia? …que… o técnico de atletismo Wanderlei de Oliveira foi quem levou os primeiros maratonistas brasileiros para participar da Maratona de Nova York. Isso foi em 1982 e o grupo era composto por 4 corredores, atualmente, em média, mais de 500 brasileiros correm a prova anualmente.

Você Sabia? …que… em 1904 o norte-americano Fred Lorz terminou a maratona em primeiro lugar, mas não levou a medalha porque foi descoberto que o atleta tinha percorrido metade do caminho de carro. Lorz negou, dizendo que estava apenas brincando, mas foi banido por toda a vida de competições.

Você Sabia? …que… a norte-americana Roberta Gibb no ano de 1966 correu a Maratona de Boston travestida de homem. Explica-se: até então a participação feminina na Maratona de Boston era proibida. A alegação dos organizadores era que o sexo feminino não teria “capacidade psicológica de correr uma maratona”. Assim Roberta Gibb correu a prova e concluiu no tempo extra-oficial de 3:21:40, ficando mundialmente conhecida como Roberta “Bob” Gibb, e assim, abrindo caminho para a inclusão da categoria feminina na prova cinco anos depois (1971).

Você Sabia? …que… a palavra Paraolímpiada significa “Paralela aos Jogos Olímpicos” e não paraplégicos.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts