Conheça o Desafio Brou que combina MTB e trail run em um fim de semana

O nome do Desafio veio do apelido de um dos organizadores, o Thiago Drews Elias, que desde 1998 é mais conhecido como Brou Bruto e a palavra “desafio” não é por acaso. Desde a 1ª edição, em 2015, foi decidido que não fariam apenas mais uma prova de bike. “Queríamos levar os atletas e entusiastas a superarem seus limites, e que no fim da prova todos pudessem olhar pra trás e dizer que valeu a pena”, diz Zé Elias, diretor técnico da prova.

Desafio Brou MG 17 Foto: Lucio Gouveia/AdvMag
Desafio Brou MG 17 Foto: Lucio Gouveia/AdvMag

O evento desde sempre foi marcado por percursos desafiadores e fora do lugar comum, com diversos trechos técnicos. “Sabemos que a prova seria mais comercial se colocássemos mais ‘estradões’, mas acreditamos na evolução do Mountain Bike e por isso sempre inserimos trechos técnicos nos percursos”, conta.

Desde de 2005 a Brou aventuras realiza eventos, mas só em 2009 que eles se lançaram oficialmente como organizadores. A estreia foi nas Corridas de Aventura, provas multisports com trekking, mountain bike, canoagem e orientação por mapas. Em 2012, passaram a organizar também provas de trail e em 2015 deram início às provas de bike.

O próximo evento será o Desafio Brou de Minas Gerais, na cidade histórica de Mariana, a primeira capital do estado. A prova será disputada em três modalidades nos dias 3 e 4 de novembro.

Brou Bruto - Idealizador Desafio Brou MTB Foto: Divulgação
Brou Bruto – Idealizador Desafio Brou MTB Foto: Divulgação

Sábado

Trail run nas distâncias de 5k, 10k e 20k. De noite é a vez do Uphill de mountain bike, explorando inúmeras ladeiras da cidade.

Domingo

É a vez da prova mais popular do fim de semana, com 1.500 bikers, largando para o desafio Brou Bruto de MTB.

O perfil dos participantes é amplo. “Temos desde atletas da Elite do MTB que vão em busca de pontos da CBC e FMC até os entusiastas e fãs do Brou, que estão ali participando pela primeira vez na vida de uma competição esportiva. Fazemos na verdade uma grande festa do esporte durante todo o fim de semana”, conta Zé.

Desafio Brou MS 18 Foto: Wladimir Togumi/AdvMag
Desafio Brou MS 18 Foto: Wladimir Togumi/AdvMag

Veja o cronograma completo

Desafio Brou MS 17 Foto: Wladimir Togumi/AdvMag
Desafio Brou MS 17 Foto: Wladimir Togumi/AdvMag

02/11 – Sexta feira – Entrega de Kits em Mariana

03/11 – Sábado
14h – Trail Run
19h – Uphill

04/11 – Domingo

9h – Largada Percurso Completo MTB
9h30 – Largada Percurso Reduzido
14h – Premiação
16h – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts