Planeje seu 2018, corra mais e muito melhor

Mais um ano passou correndo. Foram muitas provas, treinos e ensinamentos que a corrida não deixa de trazer para quem a pratica, de uma forma regular e sistemática. Alguns pensam que correr somente melhora sua condição cardiovascular, emagrece e deixa a mente mais tranquila com os pensamentos em ordem. Mas, em minha opinião, muitos estão enganados.

Correr pode mudar a sua vida em diversos aspectos. Vamos começar pelos relacionamentos. Eles podem ser pessoais, profissionais e até amorosos. Quando corremos em grupo ou participamos em provas, sempre conhecemos novos corredores que expõem ideias. Assim podemos fazer novas amizades, marcar treinos juntos e até mesmo acabar casando ou arranjando um emprego com um companheiro(a) de corrida. Muitos já devem ter passado por esse tipo de experiência.

Foto: Manop1984/Fotolia
Foto: Manop1984/Fotolia

Correr também o deixa preocupado em como devemos nos alimentar para além de emagrecer, ter uma vida com mais promoção de saúde e qualidade de vida. Hoje temos suplementos específicos para nós corredores e aprendemos como realizar as refeições com alimentos saudáveis e principalmente o que ingerir antes, durante e depois de um treino ou uma prova. Essa mudança de hábitos pode até provocar mudanças em toda sua família, pois filhos esposas ou maridos, todos, acabam sendo influenciados com seus conselhos de como devem ser as refeições, eliminando alimentos não tão saudáveis assim.

Correr obriga, de certa forma, a fortalecer nossos músculos, assim atenua-se a perda de massa magra no decorrer do envelhecimento. Quando percebemos já estamos com ficha de musculação, matriculados em aulas de Pilates, fazendo exercícios funcionais ou até mesmo sozinhos realizando semanalmente exercícios abdominais, utilizando o próprio peso do corpo, para estar mais fortalecido e fugindo das lesões que podem ocorrer quando ficamos somente na corrida.

Ter objetivos com participar de provas, faz com que atrelamos sempre uma corrida ao turismo e isso explodiu nos últimos anos. São provas lotadas em várias cidades e países que sempre tivemos vontade de conhecer. Só que agora, conhecemos correndo e só depois vamos às compras, museus, pontos turísticos e sem engordar muito, pois  logo que voltamos para nossa casa o treinos  já começam para uma outra prova.

Também foi descoberto que para não envelhecermos com chances de ter doenças degenerativas do cérebro, como mal de Alzheimer ou Parkinson, um bom exercício é resolver problemas matemáticos, de memória e atenção ou, em treinos de agilidade, utilizar a bola reativa, com estímulos luminosos para aprimorar sua resposta a reação.

Foto: Kucherav/Fotolia
Foto: Kucherav/Fotolia

Já abordei esses assuntos em colunas anteriores, como a neurociência. Corrida e exercícios físicos podem melhorar a mente em diversos aspectos. Construir um futuro sólido com exercícios físicos e exames médicos em dia, pode transformar sua melhor idade.

A diversidade é outro aspecto que muitos corredores não dão tanta importância. Seja criativo e comece com provas de 5 km e tente chegar em desafios maiores no decorrer de sua história. Encare uma ultramaratona, uma prova de montanha ou até mesmo uma muud race, aquelas corridas com estações e obstáculos pela frente. Tudo isto para sua mente enxergar novos caminhos e principalmente se manter motivado.

Correr pode mudar seus valores. Você pode se tornar uma pessoa com mais disciplina, paciência, superação, coragem, determinação, controle de ansiedade, menos desconfortável, com maior auto-conhecimento e muito mais companheira.

Clique aqui e inscreva-se para a Ultra Maratona dos Perdidos!

O seu sucesso não é medido pela posição que se alcança na vida, mas sim pelos obstáculos que se supera correndo, treinando e evoluindo sempre com erros e acertos que acontecem.

O ano acabou e se você começou a correr ou já é um corredor experiente, acredito que deve ter aprendido tudo isso com a corrida. Um feliz natal e um ano novo repleto de novos desafios para que possa ser um pessoa do bem sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aulus Sellmer

Aulus Sellmer

Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) com especialização em treinamento desportivo pela USP, marketing esportivo pela UCLA Berkeley EUA e administração esportiva pela FGV-SP. Atualmente é pos graduado no curso MBA Qualidade de Vida em Gestão Corporativa pela Universidade São Camilo; pos graduando no curso Fisiologia aplicada à clínica pela UNIFESP; proprietário da assessoria esportiva 4any1, colaborador da Rádio Eldorado FM 107,3 e revista Contra Relógio.

Ver todos os posts