• Esportes - Dia do esportista: crianças praticantes têm desempenho 20% superior aos sedentários

Dia do esportista: crianças praticantes têm desempenho 20% superior aos sedentários

O dia do esportista chegou e por isso vamos falar de todos os benefícios de praticar alguma atividade física. Melhora na capacidade de concentração e de fixar conteúdo, ajuda no raciocínio lógico e a ter boa memória são alguns dos benefícios que a prática regular de exercícios físicos traz para os jovens. Estudos mostram que incluir atividades físicas em sala de aula também pode melhorar o processo de aprendizagem.

+ O melhor calendário de evento do Brasil está disponível!

Pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que alunos que têm bom desempenho em exercícios físicos também obtêm melhores resultados nas demais atividades escolares. Segundo o estudo, crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.

“Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias, além de contribuir para desenvolver habilidades nos esportes. E essa prática deve começar desde cedo para que a criança se habitue aos exercícios”, recomenda o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP), Everton Souza.

+ Inscreva-se aqui para a Seven Run. Clique aqui!

E é na escola que os alunos aprendem a importância de ter um estilo de vida mais saudável e equilibrado. O professor representa papel fundamental para promover uma vida saudável e ativa aos seus alunos. Nesse contexto, a atividade física favorece o desenvolvimento motor, contribui para a integração social da criança e do adolescente, colabora com a autoconfiança do aluno, melhora a autoestima, contribui para que o estudante se expresse melhor, favorece uma melhor compreensão de mundo, reduz o estresse e coopera para um estilo de vida melhor.

Até mesmo breves interrupções durante a aula para 10 minutos de exercícios físicos nas escolas podem contribuir para criar o hábito da prática da atividade física. Relatório do Instituto de Medicina dos Estados Unidos confirma que crianças mais ativas prestam mais atenção, têm velocidade de processamento cognitivo mais rápido e obtêm melhores resultados nas provas do que as crianças menos ativas.

Foto: Pixabay

Para crianças a prática esportiva faz toda a diferença em seu desenvolvimento Foto: Pixabay

No entanto, a prática de atividade física não pode ficar restrita ao ambiente escolar, mas é no colégio que a criança e o adolescente podem adquirir esse hábito. Então, cabe aos pais escolherem uma modalidade de esporte para seu filho praticar desde cedo e, assim, garantir aos pequenos um futuro mais saudável.

Comentários

Tags:, , , ,
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade