Dicas para comprar o tênis ideal para a sua corrida

O tênis de corrida é o único item essencial para quem busca o melhor desempenho na modalidade. Usar o calçado errado ou correr descalço pode causar diversos problemas ao bem estar do corredor, como dores musculares, calosidades, perda de unha ou até hematomas nos dedos dos pés, especialmente se o tênis for apertado. Por isso, é fundamental, ter um tênis específico para running e que supra suas necessidades específicas.

Ter um tênis ideal para suas necessidades é um investimento no seu desempenho como corredor/ Foto: Fotolia
Ter um tênis ideal para suas necessidades é um investimento no seu desempenho como corredor/ Foto: Fotolia

O Webrun listou algumas dicas para você encontrar o modelo ideal, confira:

Amortecimento

É um dos itens principais na hora de escolher o tênis ideal de corrida; isso porque, a modalidade gera grande impacto aos tornozelos e joelhos e, a melhor forma de amenizar isso é usando o calçado adequado. Quanto mais eficiente for o sistema de amortecimento menor é a sobrecarga nas musculaturas e maior a proteção das articulações.  Uma boa dica para acertar no amortecimento é observar é a flexibilidade na parte frontal do solado, para que se tenha mais aderência e conforto99 durante a atividade física.

Tipo de pisada

Outro ponto levado em consideração na hora de comprar um tênis é o tipo de pisada. São três classificações diferentes e cada uma com suas próprias características:

– Pronada: se caracteriza por uma rotação interna excessiva do pé e tornozelo, fazendo com que a tensão seja posta na estrutura do pé, desalinhando tornozelo, joelhos e quadris. Além disso, a pronação é responsável pelo desperdício de energia.

– Supinada: é o oposto da pronação, o pé rola para o lado de fora. Deixando assim o peso do corpo na parte externa do pé, o que pode causar lesões nos joelhos, pés e costas.

– Neutra: é tipo de pisada mais próximo do ideal, pois equilibra a pronação e a supinação.

Participe da SP City Marathon! Faça sua inscrição aqui.

Tipo de solo

O local de treinamento também deve ser levado em consideração na hora de escolher o  tênis. Se seus treinos forem em estrada de terra irregular, chão com pedras ou lama, opte por calçados da categoria trail. Agora se seu objetivo é treinar em pisos muito duros, como asfalto, dê prioridade a um modelo de bom amortecimento.

Separe os objetivos

Existe tênis bom para treino e tênis mais específicos para competições. Tenha isso em mente quando foi comprar os seu. Para distâncias curtas, escolha modelos mais leves ou da categoria performance, que contam com as características propícias para um ritmo mais rápido. Se você busca um tênis para treinar, não abra mão do conforto e qualidade, até porque, é nos treinos que o atleta desenvolve e aprimora suas habilidades.

O ideal é ter no mínimo dois pares, pois após uma corrida forte os calçados sofrem algumas deformações, o que faz com que precisem de um tempo para voltar ao normal. Além disso, a durabilidade do tênis pode ser afetada e seu desempenho reduzido caso você use sempre o mesmo.

Antes de escolher um, experimente várias marcas e modelos/ Foto: Fotolia
Antes de escolher um, experimente várias marcas e modelos/ Foto: Fotolia

Não vá pelo preço

O barato pode não ser ruim, assim como o mais caro nem sempre é o melhor. Análise as características do modelo em relação ao que você procura e depois se ele cabe no seu orçamento. Muitos tênis de marcas pouco conhecidas são tão bons quanto os mais famosos no mercado. Tenha paciência e analise o custo benefício de cada um.

Sempre experimente antes de comprar

Apesar de muita gente comprar tênis por sites na internet, é essencial prestar atenção em alguns detalhes que ás vezes passam despercebidos, mas que fazem toda a diferença. Sempre que possível, experimente o modelo antes de levar. Lembre-se que a ponta do dedo não deve encostar na ponta do sapato, as costuras preferencialmente não devem ficar nos pontos em que o  pé sofre mais atrito e a parte de trás deve ser macia e sem costuras, para evitar bolhas. Comprar tênis no final da tarde também é uma boa, já que é o período onde os pés tendem a estar mais inchados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts