Foge do treino no frio? Veja essas dicas

Frio, músculos rígidos e muuuita preguiça. Não são poucos os fatores que ficam entre você e os treinos quando as temperaturas caem. A boa notícia é que driblá-los é possível. Confira com as dicas da treinadora do Grupo de Corrida Oficina da Saúde Academia, Ângela Sturzbecher:

O aquecimento é muito importante, principalmente no frio Foto: djile/Fotolia
O aquecimento é muito importante, principalmente no frio Foto: djile/Fotolia

1. Aquecimento

Reforce o aquecimento, passe mais tempo no trote e educativos para estar com a musculatura bem ativada e assim iniciar o treino. Isso irá evitar alguma possível lesão muscular, que é muito comum em dias mais frios.

2. Roupas adequadas

Já existem no mercado tecidos respiráveis e que irão te deixar aquecido, hoje a tecnologia está a nosso favor. Temos um leque de roupas para corrida nas mais diversas temperaturas e é possível adequar-se a todas elas. Em casos de muito frio pode-se incluir luvas e gorro.

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3. Alimentação e hidratação

Nas temperaturas baixas o corpo utiliza mais energia para se manter aquecido, por isso sentimos fome por mais tempo. Nestas temperaturas temos que incluir calorias à nossa dieta, como grãos integrais, frutas secas e também cuidar para manter-se sempre hidratado, pois o clima seco resseca a pele, lábios e uma boa hidratação irá ajudar.

A hidratação é importante para evitar a hipotermia e se manter hidratado Foto: Sergey Nivens/Fotolia
A hidratação é importante para evitar a hipotermia e se manter hidratado Foto: Sergey Nivens/Fotolia

4. Cuidados com a hipotermia

A hipotermia ocorre no organismo humano quando sua temperatura central está abaixo de aproximadamente 35°C. A alimentação, hidratação e roupas adequadas previnem este quadro, mas é importante salientar que logo após terminar o treino, deve-se substituir as roupas usadas por secas e quentes, sob nenhuma hipótese continue com as suadas.

5. Respiração

Tente inalar o ar pelo nariz e expirar pela boca, assim ele será aquecido e irritará menos todo seu sistema respiratório. Não fique preocupado em sair para correr na rua, a exposição ao sol lhe ajudará com a produção de vitamina D, além de deixar a imunidade em dia. Lembre-se que em baixas temperaturas todos conseguem melhorar suas marcas.

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Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

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