Cinco dicas de nutricionista para incluir legumes e saladas nas refeições

Cinco dicas de nutricionista para incluir legumes e saladas nas refeições
Foto: Adobe Stock

Quem não conhece uma pessoa que tenha dificuldade em comer legumes e saladas? Devemos lembrar que é muito importante incluir esses alimentos no dia a dia, mesmo que seja aos poucos, já que trazem inúmeros nutrientes ao organismo. Comer salada e legumes ajuda tanto na longevidade quanto no emagrecimento. Por isso, a nutricionista Nathy Loyola, selecionou cinco dicas para ajudar a incluí-los na rotina:

Dica 1 – Comece sempre com legumes e verduras mais suaves, sem sabor. Como, por exemplo, alface, tomate, repolho e cenoura. Caso não consiga comer in natura, misture no seu arroz ou com a carne isso já te ajuda a se adaptar.

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Dica 2 – Inclua molhos da sua preferência nos legumes e saladas. As vezes precisamos treinar o paladar, por isso faça isso algumas vezes e vá alterando um dia com molho outro sem molho.

– Sugestões de molho:
1 colher de sopa de iogurte
1 pedaço pequeno de ricota
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal

Caso queira usar os molhos prontos sempre optem por temperos que tenham menos calorias.

Dica 3 – Prepare os legumes e verduras de forma diferente. Gratinado, refogado ou assado. Isso vai treinando seu paladar a consumir esses alimentos e assim você perceberá que eles não são tão “ruins” quanto pensava.

Dica 4 – Pique os legumes e verduras. O mais importante nesta dica é cortá-los bem pequenos para que você vá se acostumando.

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Dica 5 – Inclua levedura nutricional, ela lembra o queijo ralado, e é considerada um superalimento por seu alto valor nutricional. Sem ingredientes de origem animal, sem glúten, rica em proteínas, fibras, minerais como ferro, zinco, magnésio, cromo, fósforo e cobre, além de vitaminas, especialmente as do complexo B. Você pode encontrá-la em loja de produtos naturais. Dica da nutri: Compre sempre leveduras que são em flakes para dar a sensação de crocância.

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Redação Webrun

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