Vai participar de provas aquáticas? Fique de olho nessas dicas

Muitas pessoas se equivocam em pensar que nadar quatro horas direto dentro de uma piscina é um treino eficiente para maratona aquática, mas não é bem assim. Na piscina a água está sempre calma e livre de correntezas, já em águas abertas, os ventos e a chuva podem provocar ondas e correntezas, te levando para qualquer direção. Para se adaptar a isso, é ideal que você use palmares e “cabos de guerra” em seu treino, simulando uma correnteza contrária a sua direção. Dessa forma irá trabalhar sua força e técnica de nado.

Conhecer o local de prova pode te dar uma vantagem na hora da competição Foto: expressiovisual/Fotolia
Conhecer o local de prova pode te dar uma vantagem na hora da competição Foto: expressiovisual/Fotolia

O treinador da academia Ph5 fit, Dário Leite Junior, deu algumas dicas de como treinar de uma maneira eficaz para maratonas aquáticas:

1. Usar as roupas ideais

Imprescindível o uso de uma roupa de neoprene, além de ajudar na flutuabilidade, auxilia em não ter variações bruscas de temperatura, pois em certas camadas da água a temperatura oscila muito. Óculos com lentes mais escuras ajudam a proteger do sol.

2. Corra com cautela

No início da maratona, na corrida até o mar, tome muito cuidado. É comum ver atletas que acabam tendo torções no joelho. Apesar de ser um trecho muito pequeno, o ideal é treinar essas corridinhas na areia para não ocorrer nenhum imprevisto.

3. Treine a respiração

Nadadores de piscina tendem a respirar só para um lado, no caso do mar é obrigatório a respiração bilateral, que auxilia na localização e na logística.

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4. Trabalhe seu campo de visão

‎Deve ser trabalhado também o levantamento de cabeça frontal, para localizar seus objetivos. Seja a próxima boia ou algum adversário a ser ultrapassado, nesse movimento procure levantar a cabeça o suficiente para apenas seus olhos saírem da água, não é aconselhável respirar nesse momento, pois aumentaria muito o atrito com a água, faça a respiração somente lateral.

5. Adeque seus treinos ao tipo de prova que você vai fazer

‎Nos treinos na piscina procure retirar as raias ou nade com um extensor aquático amarrado nos blocos de saída, porque inconscientemente quando completamos uma piscina o corpo da uma descansada, com um extensor isso não acontece.

6. Treine a técnica que será usada na prova

Trabalhe muito a técnica do nado. Uma braçada ineficiente, pode gastar energia desnecessária e ainda perder deslize. Preste atenção no alongamento da braçada, tanto como entrada da mão, como na finalização mantendo sempre próximo do corpo.

Nadar em conjunto também pode te ajudar Foto: SolisImages/Fotolia
Nadar em conjunto também pode te ajudar Foto: SolisImages/Fotolia

7. Treine com amigos

‎Treine em grupo para lidar com pouco espaço para nadar. É comum ter pontapés e socos quando está em uma área de muitas pessoas, mantenha uma distância segura.

8. Corra!

‎Mesmo sendo uma longa distância não esqueça, na periodização, dos treinos de velocidade, pois além de aumentar a resistência a fadiga pode também conquistar algumas posições.

9. Treine o giro

‎Coloque objetos na piscina que simulem a boia de localização, treino o nado em torno dela.

10. Leia o regulamento

Estude bem o regulamento da prova, verifique o momento e o local onde a organização dará o alimento (geralmente sachês de carboidrato) e simule isso na piscina para o corpo acostumar com o estímulo que será aplicado.

11. Cuide-se

Não perca a equipe de salvamento de vista e informe qualquer desconforto que tiver.

12. Conheça o local da prova

‎Tente chegar dias antes da prova para se ambientar ao lugar, é uma tática que não falha.

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Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

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