Existe super herói na corrida? Ou são apenas corredores de elite?
“Nossos heróis não usam capa”. Ouvi a frase esses dias, isso me remeteu aos grandes ídolos do nosso esporte!
Kilian Jornet, um “ET” que assombra o mundo com corridas em cristas de montanhas, com quebra de recordes de subida e descida dos maiores picos do mundo e tudo isso fazendo live no Facebook.
O “esquisitão” Anton Krupicka, que quem olha na rua acha que é um maluco, mas na verdade é um exímio corredor.
Zach Miller que parece um hobbit mas que desempenha uma corrida agressiva.
O “old school” Scott Jurek.
O “velho” e bom Marco Olmo com suas performances inacreditáveis.
Jim walmsley, Tim Tollefson e Hayden Hawks, os americanos malucos.
François D’Haene e Luis Alberto Hernando que dão aula de trekking pole em cada corrida;
Os Tarahumaras que dão aula de evolução humana;
O marketeiro Dean Karnazes que inspirou muitos pelos seus livros;
Entre outros tantos e cada um tem o seu ídolo ou, no mínimo, uma fonte de inspiração para corrida. O fato é que esses “super heróis” quando observados atentamente são pessoas comuns. Pessoas como eu, você. E, isso é fascinante.

Mas o que essas pessoas tem de diferente? Por que elas conseguem e eu não?
“N” justificativas podem ser dadas, mas a grande verdade é que elas treinam. Treinam muito e treinam muito há muito tempo!
Inscreva-se no Paquetá Vip 12.6k. Clique aqui!
Alguns são privilegiados pelo lugar onde nasceram, que oferece melhores condições, alguns tinham mais tempo para se dedicar, outros são fisiologicamente mais aptos. Mas tudo isso, não seria nada sem treino. Afinal, quantas outras pessoas também nascem nesses lugares ou nessas condições e não se desenvolvem da mesma forma?
O segredo é simples: TREINO

Além disso, são extremamente focados. Fazem um estudo detalhado de cada prova que vão participar, planejam com antecedência os planos “a” “b” e “c” de suas competições. Pensam o que vão comer, quando vão comer, que roupa vão usar, que tipo de equipamento vão levar… Enfim, planejam e treinam tudo o que vão fazer. No dia “D” só executam!
Então, se os melhores do mundo planejam e treinam tudo o que vão fazer em suas provas, por que você (e eu me incluo nisso) acha que não precisa fazer nada disso?
Não existe super herói em uma corrida. Se você não treinou, não planejou, não será na hora da prova que vai executar. Não pense você que vai “baixar” o espírito do Kilian e ter uma super performance.
Corrida é planejamento, treino e execução!
E você, já treinou hoje?