O que fazer para comer menos doces?

Ao longo do dia sempre surge aquela vontade de comer um chocolate ou guloseimas. O desejo por doces é um sinal de que os níveis de açúcar do corpo estão desequilibrados. Quando a quantidade está abaixo do ideal, o corpo sente a necessidade de alimentos ricos em carboidratos açucarados, para assim regular seus níveis. Estabilizar a quantidade de açúcar no corpo é essencial para uma boa saúde, manter o peso sob controle, reduzir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

O que fazer para comer menos doces?
Foto: fizkes/Fotolia

É preciso tomar cuidado para que essa vontade não te faça exagerar, já que isso pode fazer com que você ganhe peso. “Não há alimentos específicos que ‘tiram’ a vontade, mas sim alguns componentes que neles estão e podem auxiliar na vontade de comer algo mais açucarado/calórico/doce. Fibras, proteínas e gorduras boas auxiliam no controle glicêmico do sangue e na saciedade da refeição”, afirma Dra. Marcela Rossini, nutricionista da Estima Nutrição. 

Segundo a nutricionista, há alguns grupos de alimentos que podem ajudar a diminuir essa vontade, mas não de acabar com ela. “Oleaginosas como castanha do pará, de caju, amêndoas, nozes entre outras, são ricas em gorduras boas que geram saciedade e minerais como selênio e magnésio que auxiliam na regulação de hormônios”, explica.

+ Veja como participar de uma corrida virtual sem sair de casa!

Leguminosas como grão de bico, lentilha, ervilhas são ricas em fibras e proteínas vegetais, que auxiliam na saciedade e podem ajudar a controlar aquela fome após a refeição, no caso, a vontade de comer um docinho.

“Boas fontes de proteína, seja animal ou vegetal nas principais refeições, auxiliam na saciedade da refeição e consequentemente no controle de fome/vontade de comer nas seguintes refeições”, afirma. Uma boa opção é trocar as opções mais açucaradas por naturais como tâmaras, frutas secas e receitas com geleias naturais.

Receita:

– Ingredientes:

1 colher de sopa de chia
100 ml de leite de vaca ou  vegetal
Frutas á escolher
Geleia á gosto

– Modo de Preparo:

Em um pote de vidro com tampa misture a chia e o leite. Deixe na geladeira à noite para hidratar a chia e dar consistência de “pudim”. Finalize com geleia e uma fruta.

Depois é só saborear! Muita fibra e aquele toque saboroso para auxiliar na vontade de comer doces.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

Ver todos os posts