Disputas acirradas marcam a abertura do Circuito Corpore

Sivaldo Viana foi o campeão da abertura do Circuito Corpore (foto: Juliana Dal Piva/www.webrun.com.br)
Sivaldo Viana foi o campeão da abertura do Circuito Corpore (foto: Juliana Dal Piva/www.webrun.com.br)

A temperatura agradável e até o tempo nublado, com direito a chuva no final, facilitaram as condições para os atletas que participaram da abertura do Circuito Corpore neste domingo (21/03) na USP. O resultado não poderia ser diferente: disputas acirradas entre os primeiros lugares nas duas distâncias (cinco e 10 quilômetros), tanto no feminino quanto no masculino.

Uma delas foi a briga entre Sivaldo Viana e Marildo Bardurco nos 10 quilômetros. O pelotão largou junto e assim permaneceu até a metade do percurso, mas à medida que a prova avançava e o ritmo aumentava os dois ganharam vantagem e assumiram a ponta. Perto dos dois quilômetros finais, Viana acelerou e garantiu a primeira posição no pódio com o tempo de 31min53seg. Campeão do Ranking do Circuito Corpore no ano passado, ele quer o Bicampeonato em 2010. “Acredito que agora estou ainda mais preparado”, conta.

No entanto, Marildo Bardurco, segundo colocado com 32min19seg, promete uma boa concorrência a Viana durante as provas deste ano. “Ganhei duas competições dele antes, por enquanto está dois a um. Semana passada, no Circuito Caixa, eu cheguei em sétimo e ele foi o 10º lugar”, observa Bardurco. Os dois atletas têm como objetivo competir pelo Ranking da Corpore e da Caixa em busca de uma classificação final entre os 10 melhores. O terceiro lugar ficou com Naval Freitas, companheiro de equipe de Viana.

Entre as mulheres na prova de maior distância, a campeã foi Elizabeth de Souza com a marca de 39min37seg. Ela liderou desde o início com certa vantagem. “Já sai na frente e só continuei passando”, lembra Elizabeth. Jaciane Araujo, que cruzou a linha de chegada na segunda posição com 40min45seg, confessou que até tentou, mas não foi possível ultrapassá-la. “A Beth já saiu disparada. Ainda não ganhei dela, mas um dia vou”, diz Jaciane. Andrea Lemes foi a terceira.

Prova dos cinco quilômetros:A final na categoria feminina foi surpreendente. Ana Luiza dos Anjos Garcez, a “animal”, vinha liderando a prova até os últimos metros, quando Rosangela Figueiredo Silva aumentou o ritmo e conseguiu tomar a ponta rumo à vitória. Ela completou o percurso em 18min18seg. A “animal” chegou logo em seguida, 10 segundos depois. “No finalzinho ela me engoliu. Eu devia ter corrido atrás e não na frente dela”, revela desapontada.

Rosangela conta que o segredo da vitória foi justamente a cautela. “Como não sabia direito do meu preparo, porque ainda não havia disputado cinco quilômetros esse ano, resolvi sair um pouco atrás dela e no final acelerei”, explica Rosangela. O terceiro lugar foi de Silmara Modesto com 19min14seg.

Rafael dos Santos foi o vencedor entre os homens. Não apenas conquistou o primeiro lugar do pódio, como bateu seu recorde pessoal nessa distância. “Meu melhor tempo era 14min37seg e hoje consegui fazer 14min35seg”. Em Ribeirão Preto no Circuito Caixa, ele foi o 11º colocado na prova de 10 quilômetros. Ronicesse de Lima chegou em segundo, apenas três segundos depois do primeiro colocado. “Cheguei para ganhar, mas acho que mesmo assim fiz uma boa prova. Eu estava em quarto e fui ganhando posições ao longo do percurso”, conta. Benedito Gomes cruzou a linha de chegada em terceiro.

A organização do evento avalia que tudo correu dentro do esperado, apenas lamenta as mudanças exigidas pela USP como a redução do número de participantes para seis mil (no ano passado foram 13 mil corredores) e a restrição do local de prova para a área da raia olímpica. “Tivemos que redimensionar tudo porque antes ocupávamos o espaço da praça da reitoria, que é melhor para a corrida, mas sinto que deu certo e os atletas aprovaram”, analisa Armando Santos, diretor executivo da Corpore.

Este texto foi escrito por: Juliana Dal Piva

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts