Conheça as doenças causadas pela má alimentação

Diariamente, grande parte das pessoas se submetem a diversas atividades e, por consequência, nem sempre têm tempo suficiente para uma refeição saudável. Assim, a opção mais prática são as comidas prontas e industrializadas ou aquele lanche rápido no fast food. A questão é que com a má alimentação, vem junto problemas e doenças decorrentes desses hábitos nada benéficos.

Gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os que mais levam tempo para serem digeridos Foto: Ksenia Bravo/Fotolia
Gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os que mais levam tempo para serem digeridos/ Foto:Fotolia

+ Siga o Webrun no Instagram!

Segundo Máximo Asinelli, nutrólogo na Clínica Asinelli, pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes – que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doenças. 

Gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os que mais levam tempo para serem digeridos. “Eles exigem muito mais do organismo, justamente porque requerem um gasto energético maior para a sua metabolização. Portanto, se você quer evitar a indisposição, procure consumir alimentos mais leves”, afirma.

+ Conheça aqui o seu próximo desafio na corrida de rua!

Máximo pontua que “as verduras com a tonalidade verde-escuro como: couve, brócolis, escarola e espinafre também não podem faltar, pois são ricas em vitamina A, E , D e Ácido fólico. Os sucos verdes preparados com abacaxi, couve ou hortelã podem ser indicados para quem precisa de mais disposição.”

As principais doenças causadas pela má alimentação são:

Obesidade: surge derivado a uma alimentação rica em matéria gorda, açucarada e excesso de proteínas.

Colesterol alto: o aumento de colesterol na corrente sangu0ínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. Provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere.

Hipertensão arterial: doença que surge derivado ao excesso de sal na alimentação.

+ Conheça qual será seu próximo desafio na corrida de rua!

Desnutrição: surge devido a uma alimentação baixa em calorias e nutrientes.

Doenças degenerativas: surgem devido à prática de uma alimentação com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e ao elevado consumo de calorias.

Prisão de ventre: problema de saúde derivado do consumo excessivo de alimentos refinados, como a farinha, o açúcar, a carne, as gorduras. E também devido ao consumo insuficiente de fibras oriundas de vegetais e frutas.

Conheça as doenças causadas pela má alimentação
Verduras com a tonalidade verde-escuro como: couve, brócolis, escarola e espinafre também não podem faltar – Foto: Adobe Stock

Anemia nutricional: resultante da insuficiência do consumo de ferro e ácido fólico devido ao consumo excessivo de açúcares, gorduras e alimentos refinados. “Ainda que pareça mentira, a maior parte destas doenças pode ser prevenida no âmbito da própria casa, aplicando-se regras simples: a força de vontade”, finaliza o nutrólogo.

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts