• Saúde - Dor e inchaço nas articulações? Saiba o que é a sinovite e como tratar

Dor e inchaço nas articulações? Saiba o que é a sinovite e como tratar

A inflamação das articulações pode causar dores até quando a pessoa está parada

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

O corpo e a mente de um atleta são as suas principais ferramentas. Os corredores sempre focam em um bom desempenho e preparo para uma prova ou treinos. Por isso, qualquer sintoma estranho que apareça ou que sentir em seu corpo é importante investigar. O bom funcionamento das articulações são essenciais para o movimento ser mais leve e eficaz. Ter inchaços e vermelhidão nessas regiões, por exemplo, não é normal. Você já ouviu falar na sinovite?

A doutora Ana Paula Simões, ortopedista do Hospital Santa Casa, explica que a sinovite indica inflamação no revestimento da articulação, ou sinóvia. Ela pode aparecer no quadril, joelho, mão, punho, cotovelo, ombro, pé e tornozelo.

“Quando ocorre a inflamação dos tecidos que revestem uma articulação damos o nome de sinovite. É comumente associada com doenças específicas, tais como a artrite ou a gota, mas pode também ser o resultado de traumatismo, sobrecarga/peso ou uso excessivo”, comenta a ortopedista especialista em joelho. No caso do traumatismo, é importante entender o que causou ou está causando isto.  

O líquido sinovial é “ingrediente” principal na lubrificação  das articulações, além de possuir outras funções. Se o tecido sinovial sofre alguma irritação, pode haver um aumento excessivo do líquido.

Sintomas

Calor, dor com o movimento articular, inchaço e vermelhidão são os principais sintomas da sinovite. “Algumas vezes até quando a pessoa está parada pode doer”, acrescenta Ana Paula.

Porém, não é só isso! Outro tipo da inflamação é a sinovite subclínica. “Nesse caso, ela não é diagnosticada durante um exame físico. Os pacientes se queixam de dor articular e rigidez prolongada, mas os sinais não são aparentes fisicamente”, explica.

Diagnóstico

Para um diagnóstico acurado é importante contar com seu médico ortopedista e alguns exames! No caso da sinovite subclínica, novas técnicas, como a ressonância magnética, podem auxiliar no diagnóstico. “Os significados dos achados na ressonância magnética não são tão claros. É possível, porém, verificar um aumento de volume líquido, que por meio de contraste “ressalta” e destaca a inflamação na ressonância. Assim, confirmando o diagnóstico”, diz a doutora.

O uso de medidas e sinalizadores no sangue também pode ser uma opção. Ana paula fala sobre “entender a taxa de sedimentação de eritrócitos VHS, e de proteína C-reativa, ou PCR. Quando elevadas, o paciente se torna suscetível de desenvolver lesões articulares.

Há casos de pessoas com artrite reumatoide ativa, que não têm as articulações tipicamente inchadas.  Com base em seus sintomas e outras queixas pode ser necessária a investigação e tratamento específicos, incluindo metotrexato e drogas biológicas. “Avaliação por um ortopedista irá ajudar a confirmar o diagnóstico, e ajudar a excluir outras preocupações possíveis, como fraturas ou infecções. O cirurgião pode puncionar uma amostra de fluido da articulação para analisar e procurar por células inflamatórias, ou pode solicitar RX ou outros exames de imagem avançada para avaliar melhor a articulação afetada”, explica a ortopedista.

Tratamento

Agora é a hora de desacelerar! Para o tratamento, Ana Paula recomenda:

. repouso
. gelo
. imobilização
. medicamentos orais não-esteroides ou anti-inflamatórios esteroides (corticoides) –  podendo incluir injeções sistêmicas ou locais de esteroides na articulação
.
“A cirurgia pode ser indicada em casos de longa duração ou de não resposta ao tratamento conservador”, analisa.

Sentiu algo estranho no seu corpo? Não tenha medo de ir ao médico! Ele vai te ajudar a resolver o problema para você poder voltar o mais rápido possível para a sua rotina de exercícios.

+ Conheça provas de diferentes modalidades!

Comentários

Tags:, , , , , , , , ,
Marina Bianchi
Formada em jornalismo, sempre fui muito ligada ao esporte e agora resolvi me aventurar ainda mais nisso! Acho esse mundo mágico e espero passar um pouco desse sentimento para outras pessoas também!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade