• Saúde - Você sente dor no ombro ao correr? Ortopedista explica como se prevenir

Você sente dor no ombro ao correr? Ortopedista explica como se prevenir

Durante a corrida é a musculatura das pernas que mais trabalha, mas isso não quer dizer que é não é necessário cuidar dos membros superiores também

Foto: Adobe Stock

A maioria dos corredores se preocupa apenas os membros inferiores, e deixa o resto de lado. Até que na hora da corrida, uma dorzinha no ombro acaba se tornando um grande incômodo e colocando todo o seu desempenho na prova a perder. Isso já aconteceu com você ou com algum amigo corredor? O Webrun conversou com o Dr. Alexandre Stivanin, ortopedista do Hospital Samaritano e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, confira:

– Qual o papel dos ombros durante a corrida?
Dr.: Os ombros são importante na corrida pois auxiliam no equilíbrio do tronco ajudando desta forma, na biomecânica.

– Por que a dor no ombro ao correr ocorre? 
Dr.: Alguns corredores sentem dores no ombro por causa dos movimentos repetitivos que esforçam os músculos que compõem o manguito rotador – responsável pelos movimentos do ombro através dos seus componentes. Ele ajuda a estabilizar o ombro para fazer os movimentos. A alternância do balanço dos ombros de maneira repetitiva pode gerar esforço nesta estrutura e consequente dor.

+ Clique aqui para escolher sua próxima corrida!

– Corredores que sentem dores nos ombros com frequência devem parar ou diminuir a carga?
Dr.: Os corredores que sentem dor no ombro devem diminuir por algum tempo a frequência da atividade e tentar fazer um trabalho preventivo com fortalecimento do manguito por elásticos, com exercícios de força e alongamento. Se a dor for mais complexa, mais forte, ela é inicialmente tratada com anti-inflamatórios e com fisioterapia.

– Melhorar a postura evita a dor no ombro ao correr?
Dr.: Por conta das novas tecnologias – posições de trabalho, com muita utilização de computador e celular – as lesões de ombro, tendinite, de manguito, são uma das mais comuns em problemas ortopédicos. Quem quer correr e já tem uma lesão desta, pode aumentar os sintomas deste tipo de lesão por esforço repetitivo.

A postura dos ombros durante a corrida pode influenciar bastante o movimento. Então, o ideal é correr com o braço paralelo ao corpo e o cotovelo dobrado. Esta é uma das formas de prevenir a dor mantendo a maior estabilidade possível, não deixando os ombros ou braço fora do eixo do corpo.

Comentários

Tags:, , , , ,
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade