Você sente dor no ombro ao correr? Ortopedista explica como se prevenir

Você sente dor no ombro ao correr? Ortopedista explica como se prevenir
Dor no ombro ao correr impacta na performance/ Foto: Adobe Stock

A maioria dos corredores se preocupa apenas com os membros inferiores, e deixa o resto de lado. Até que na hora da corrida, uma dorzinha no ombro acaba se tornando um grande incômodo e colocando todo o seu desempenho na prova a perder. Isso já aconteceu com você ou com algum amigo corredor? O Webrun conversou com o Dr. Alexandre Stivanin, ortopedista do Hospital Samaritano e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, confira:

– Qual o papel dos ombros durante a corrida?
Dr.: Os ombros são importante na corrida pois auxiliam no equilíbrio do tronco ajudando desta forma, na biomecânica.

+ Acompanhe o Webrun pelo Instagram!

– Por que a dor no ombro ao correr ocorre? 
Dr.: Alguns corredores sentem dores no ombro por causa dos movimentos repetitivos que esforçam os músculos que compõem o manguito rotador – responsável pelos movimentos do ombro através dos seus componentes. Ele ajuda a estabilizar o ombro para fazer os movimentos. A alternância do balanço dos ombros de maneira repetitiva pode gerar esforço nesta estrutura e consequente dor.

+ Veja aqui como participar de uma corrida virtual!

– Corredores que sentem dores nos ombros com frequência devem parar ou diminuir a carga?
Dr.: Os corredores que sentem dor no ombro devem diminuir por algum tempo a frequência da atividade e tentar fazer um trabalho preventivo com fortalecimento do manguito por elásticos, com exercícios de força e alongamento. Se a dor for mais complexa, mais forte, ela é inicialmente tratada com anti-inflamatórios e com fisioterapia.

– Melhorar a postura evita a dor no ombro ao correr?
Dr.: Por conta das novas tecnologias – posições de trabalho, com muita utilização de computador e celular – as lesões de ombro, tendinite, de manguito, são uma das mais comuns em problemas ortopédicos. Quem quer correr e já tem uma lesão desta, pode aumentar os sintomas deste tipo de lesão por esforço repetitivo.

+ O seu calendário completo de corridas está aqui!

A postura dos ombros durante a corrida pode influenciar bastante o movimento. Então, o ideal é correr com o braço paralelo ao corpo e o cotovelo dobrado. Esta é uma das formas de prevenir a dor mantendo a maior estabilidade possível, não deixando os ombros ou braço fora do eixo do corpo.

Leia também:

– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts