Dores entre a bacia e a coluna podem ser a sacroileíte

Matéria originalmente publicada em 08/12/2011

A sacro-ileíte é a lesão inflamatória típica da articulação sacro-ilíaca, que é a junção articular entre o osso sacro (componente da coluna vertebral) e osso ilíaco (componente da bacia), localizada lateralmente à coluna vertebral. Pode desencadear dor lombar muito incapacitante em atletas, tanto amadores, quanto profissionais.

Além de causas traumáticas e reumatológicas, esta lesão também pode ocorrer pela sobrecarga mecânica imposta aos membros inferiores, transmitida para a região pélvica durante a prática de esportes com algum grau de impacto e longa duração, afetando a articulação em questão. As corridas de rua, principalmente as maratonas, são um bom exemplo.

Foto: glisic_albina/Fotolia Foto: glisic_albina/Fotolia

 

Inscreva-se para o 8 Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos – Etapa Natal

O diagnóstico é realizado por meio da anamnese do paciente (história clínica), exame físico cuidadoso e exames de imagem. Raramente são diagnosticadas nas radiografias simples, sendo necessária a utilização de outros métodos como a cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ou mesmo a ressonância magnética para auxiliar na determinação diagnóstica.

O tratamento normalmente é conservador (não cirúrgico), envolvendo medidas fisioterápicas para analgesia (melhora da dor) e cinesioterapia (fortalecimento muscular) regional para minimizar a chance de recidivas.

Dr. José Marques Neto

Dr. José Marques Neto

Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e em cinesiologia, Magna Cum Laude, pela Texas Christian University,
nos Estados Unidos. Médico especialista em Medicina do Esporte pela SBME e em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pelo Instituto de Ciências Biológicas-USP e em Biomecânica da Saúde e Atividade Física pela Universidade Gama Filho. Consultor em Medicina do Esporte das revistas Contra Relógio e Women's Health, e do site Webrun. Médico do Esporte do Instituto VITA em São Paulo.

Ver todos os posts