Pedala e corre! Conheça o duathlon e seus benefícios

Pedalar e correr são duas das atividades que os apaixonados pela “vida ativa” adoram praticar. Além de queimar calorias, trazer mais confiança e autoestima, elas são capazes de melhorar a depressão, contribuem com a sociabilização, aliviam o stress, fazem com que você tenha uma boa noite de sono e ainda, propiciam um delicioso bem-estar emocional. Juntas, essas modalidades formam o duathlon.

Foto: pavel1964/Fotolia
Foto: pavel1964/Fotolia

O duathlon é uma variação do triathlon (natação, ciclismo, corrida) e começou na Europa, pois alguns atletas sentiam dificuldades para treinar natação devido ao frio. “O esporte consiste na junção do ciclismo e a corrida com uma ou duas transições, dependendo do tipo de prova. Geralmente inicia-se na corrida, seguido do ciclismo e finaliza novamente com a corrida.”, esclarece Ronaldo Martinelli, professor da Bio Ritmo.

Clique aqui e inscreva-se para o Duathlon São José dos Pinhais!

Os organismos e metabolismos são diferentes, por isso, a orientação de um profissional é fundamental para saber como cada atleta deve se alimentar. “Varia muito de pessoa para pessoa e de prova também. O ideal seria procurar um nutricionista para receber as orientações mais adequadas sobre alimentação”, explica Martinelli.

Segundo o professor, o treino varia também à partir do tipo de prova. “Se ela for mais curta, damos prioridade a intensidade no treinamento melhorando o limiar e o VO2 e se for mais longa, damos prioridade ao trabalho de limiar, aperfeiçoando o sistema aeróbio e resistência de velocidade”, explica.

Foto: jeroval/Fotolia
Foto: jeroval/Fotolia

Para quem tem problemas articulares é importante marcar uma consulta médica, antes de se aventurar no mundo da atividade física, mesmo com orientação profissional, é preciso estar preparado para os desafios a que seu corpo vai ser exposto. Se você já pratica alguma atividade física e quer aderir ao duathlon, fique atento: a modalidade não é indicada para as iniciantes que apresentam dores nas costas, desalinhamento postural, desequilíbrio muscular e desgastes nas cartilagens, devido ao impacto que suas articulações serão expostas na corrida e ao posicionamento em que a bike (bicicleta indoor) exige para o treino.

Exercite-se em segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriel Gameiro

Gabriel Gameiro

Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.

Ver todos os posts