Dúvidas sobre check up cardiológico pré treinamento

Nome: Comandante Sylvio Faria (Marinha/CEFAN)

Dúvida: Prezado Dr. Nabil, tenho uma dúvida sobre check-up cardiológico pré-treinamento. A realização de ECG em esforço em repouso antes de uma ECG em esforço é obrigatória? Na minha ótica sim. Todavia, um colega de trabalho, afirma que não. A minha opinião é a seguinte: um atleta de alta performance pode, por utilizar drogas lícitas ou ilícitas, provocar alterações cardiológicas perigosas às vesperas de um ECG em Esforço. Além disso, há os danos decorrentes de infecções.

Resposta: Não existe discussão sobre fazer o ECG em repouso antes do teste ergométrico. É parte obrigatória dos vários protocolos do teste para servir de diagnóstico inicial do padrão eletrocardiográfico e servir de comparação com os registros durante o teste. Com o ECG final do teste devemos lembrar que esses eletrocardiogramas por terem suas derivações (fiações do peito) modificadas, por não estarem nos braços, não substituem o ECG clássico. Perfeitamente, dependendo do que sejam as drogas, podem ocorrer alterações de graus variáveis que podem ficar para sempre, muitas vezes cardiopatias severas.

Resposta concedida pelo Dr. Nabil Ghorayeb. Especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte. É chefe da seção médica de cardiologia do exercício e esporte do Instituto Dante Pazzanese e coordenador clínico do Sport Check-up do Hospital do Coração.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts