É normal sentir sono em vez de disposição após atividade física?

Nome: Valdemiro Gomes da Silva

Dúvida: Não faço atividades físicas à noite por conta do meu trabalho. Sempre ouvi dizer que a prática de exercícios físicos durante a noite poder retardar a chegada do sono. Por essa razão, presumia que após atividades físicas estaria com muita disposição, mas ainda assim não me sinto tão disposto como esperava. Sinto inclusive sonolência ao ler um jornal, por exemplo. O que há de errado?

Resposta:Olá, Valdemiro. Não está claro há quanto tempo você começou a praticar atividade física, mas creio que vai precisar de algum tempo até seu corpo se acostumar com este novo cenário metabólico e você começar a colher os frutos da atividade. Perceba se não está dormindo poucas horas, pois agora seu corpo necessitará de mais descanso com esta nova solicitação física. Normalmente esta maior disposição ocorre logo após a atividade, às custas da circulação de endorfina em maior quantidade. Porém, depois seu corpo vai pedir mais descanso e isto pode explicar a sonolência que está sentindo. Não desista e continue a investir em atividade física!

Resposta concedida pelo Dr. Neto. É médico pós-graduado em Fisiologia do Exercício, especialista em Medicina do Esporte pela SBME e em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts